Prefeitos pernambucanos participam da Mobilização Municipalista, em Brasília
O objetivo do evento é a união de todos os prefeitos no enfrentamento a crise financeira dos municípios
Hoje (3) e amanhã (4), acontece a Mobilização Municipalista, em Brasília. Prefeitos de todo o Brasil se reúnem com o objetivo de buscar soluções para enfrentar a crise financeira nos municípios. A organização do evento é realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e ocorre no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
De acordo com a CNM a abertura do evento contou com a presença de mais de 2,5 gestores de todo o Brasil.
“Esse auditório tem quase três mil prefeitos e isso mostra que essa mobilização tem força e nossa luta vai levar melhorias para os cidadãos que estão lá em nossos Municípios”, destacou o presidente da Confederação, Paulo Ziulkoski, durante o discurso no evento.
- Amupe participa de grupo de trabalho para debater a redistribuição do ICMS
- Após reunião do Governo com Amupe, Raquel cria grupo de trabalho para discutir a redistribuição do ICMS para municípios
- Alepe adere à paralisação da Amupe e suspende expediente nesta quarta em solidariedade a prefeituras
- Amupe cria grupo de trabalho para pagamento do piso da enfermagem
A presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeita de Serra Talhada, sertão do Estado, Márcia Conrado (PT), publicou nas redes sociais que o objetivo do evento é a união de todos os prefeitos no enfrentamento a crise financeira dos municípios.
"É muito importante a gente reunir os prefeitos do Brasil inteiro, afinal, todos nós estamos passando por esse momento de grandes dificuldades financeiras, comprometendo os serviços básicos oferecidos para a população. Estamos trabalhando incansavelmente em buscas de alternativas para minimizar os danos desse momento", escreveu a petista na publicação.
Durante a tarde ocorreu a Audiência com a Controladoria-Geral da União (CGU) e a marcha dos prefeitos em direção ao Tribunal de Contas da União (TCU).
A prefeita de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife (RMR), Drª Nadegi Queiroz (Republicanos), destacou que amanhã será o dia de analisar as conquistas adquiridas hoje e os projetos para cada município.
"Os prefeitos precisam de união. A Amupe e a CNM estão dando as mãos aos gestores municipais para que juntos possamos enfrentar os problemas. Hoje fizemos uma avaliação de tudo que perdemos nos últimos anos e juntos fomos em busca de recuperar essas perdas", afirmou a gestora.
Participação
De acordo com dados, divulgados pela Amupe, pelo menos 42 prefeitos de todas as regiões do Estado estão presentes na mobilização.
"Estamos reunidos em defesa dos municípios e do ser humano. É importante que o governo federal escute os prefeitos de todo o Brasil", disse o prefeito do Paulista, na RMR, Ives Ribeiro (MDB).