DEMOCRACIA

Primeiro encontro entre Raquel Lyra e Álvaro Porto após vazamento de áudio na Alepe teve aperto de mão e beijo no rosto

Raquel Lyra e o presidente da Alepe, Álvaro Porto, se encontraram na solenidade de posse da Nova Mesa Diretora do Tribunal de Justiça de Pernambuco nesta sexta-feira (2). A governadora demonstrou elegância e altivez ao cumprimentar o deputado com um aperto de mão

Cadastrado por

Adriana Guarda

Publicado em 02/02/2024 às 19:34 | Atualizado em 02/02/2024 às 21:23
Raquel Lyra e Álvaro Porto se encontraram no TJPE após mal-estar provocado por vazamento de áudio na Alepe - Montagem sobre fotos de Gabriel ferreira

Nos bastidores, antes de começar a solenidade de posse da nova Mesa Diretora do Tribunal de Justiça de Pernambuco nesta sexta-feira (2), as pessoas especulavam se o presidente da Assembleia Legislativa (Alepe), Álvaro Porto estaria na cerimômia ou enviaria um representante. A preocupação era o encontro com a governadora Raquel Lyra, após o mal-estar ocorrido na retomada das atividades legislativas na quinta-feira (1º).  

POSSE DA NOVA MESA DIRETORA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE PERNAMBUCO. TJPE. TOMOU POSSE O DESEMBARGADOR RICARDO PAES BARRETO. - Gabriel Ferreira/ Jc Imagem
 

Depois de fazer um discurso sobre diálogo e entendimento, igualdade e solidariedade, o presidente da Alepe, Álvaro Porto, fez um comentário inadequado sem saber que o microfone estava aberto. "E o discurso dela, eu não entendi nada. Conversou merda demais e não disse nada", afirmou.

O comentáro desrespeitoso chegou aos ouvidos da governadora, que reagiu, classificando a fala como uma forma de violência política. Álvaro Porto também se pronunciou, mas não fez propriamente um pedido de desculpas, apenas lamentou pelo uso do termo de baixo calão, mas manteve as discordâncias com o governo Raquel Lyra.

O presidente da Alepe, Alvaro Porto também estava na solenidade da nova Mesa Diretora do TJPE e encontrou com a governadora depois do mal-estar na Assembleia - Gabriel Ferreira/JC Imagem

CUMPRIMENTOS A TODOS

A governadora teve uma atitude altiva e elegante durante a cerimônia no TJPE. Cumprimentou a todos os que compunham a mesa, inclusive o deputado Álvaro Porto, com um aperto de mão. Também nomeou o presidente da Alepe antes de iniciar seu discurso, junto com outras autoridades. 

Na sua fala, alinhada com o propósito do TJPE de se aproximar e cuidar da população, Raquel também incluiu referências à Constituição Federal, lembrando a necessidade de manter os princípios democráticos. Com sutileza, o discurso trouxe recados importantes sobre harmonia entre os Três Poderes, desafio das mulheres na ocupação de espaços de poder e respeito aos valores democráticos.   

"Vivemos tempos desafiadores. Nós mulheres sabemos o tamanho do desafio que é ocupar espaços de poder. Há 30 anos foi instituída a Constituição, mas ainda hoje os princípios democráticos ainda questionados", lamentou.

Ao final do discurso, Raquel Lyra voltou a mprimentar a todos na mesa e dessa vez recebeu um beijo no rosto de Álvaro Porto. Durante toda a cerimônia, a governadora estava separada de Álvaro Porto por três cadeiras. Por outro lado, ficou sentada ao lado do prefeito do Recife, João Campos, com quem mal trocou palavra. 

 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS