COMPAZ

João Campos recebe prêmio concedido ao Compaz, em Nova York

O trabalho desenvolvido no Compaz é o motivo da premiação

Cadastrado por

JC

Publicado em 15/02/2024 às 14:45 | Atualizado em 15/02/2024 às 16:09
João Campos recebe prêmio da ONU, nesta sexta-feira (16), por desempenho do Compaz - JAILTON JR./JC IMAGEM

Após a coletiva de imprensa sobre o balanço do carnaval no Recife, o prefeito João Campos (PSB) viajou para Nova York, Estados Unidos, para receber uma premiação da Organização das Nações Unidas (ONU). O Prêmio de Serviço Público das Nações Unidas, foi conquistado pelo Compaz como iniciativa que melhor contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e excelência no serviço público. A homenagem será entregue ao prefeito na tarde da sexta-feira (16). 

"Nossa cidade do Recife já conta com dois prêmios na ONU, conquistados durante a nossa gestão. Um é pelo Programa Parceria, de construção de encostas e outras intervenções, e o outro é pelo Compaz, que foi premiado na pandemia e a gente não pôde receber antes. Então, estamos indo para a sede geral da ONU, em Nova Iorque", disse o gestor. 

O reconhecimento se enquadra no plano de ação global da ONU que reúne 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas. O proposito do programa é erradicar a pobreza e promover vida digna a todos, dentro das condições que planeta oferece e sem comprometer a qualidade de vida das próximas gerações.

OUTROS COMPROMISSOS DO GESTOR NOS EUA 

Na manhã da sexta-feira (16), João Campos participa de uma reunião para apresentar políticas do Recife alinhadas ao tema da justiça social, pois o Dia Mundial da Justiça Social é celebrado no dia 20 de fevereiro.

Além disso, o prefeito vai detalhar as políticas e ações do COMPAZ; ProMorar; E.I.T.A! Recife; e do Embarque Digital para os membros do Departamento das Nações Unidas para Assuntos Econômicos e Sociais (UN-DESA).

No mesmo dia, à tarde, ele participa de uma conversa com o secretário-geral adjunto para Desenvolvimento Econômico da UN-DESA, Navid Hanif.

Por fim, também ocorrerá um diálogo bilateral com a vice-diretora de Inovação em Governos da Bloomberg Philanthropies, Brooke Smith. O foco será no debate sobre inovação em governos locais que a instituição apoia, além dos editais para replicação e financiamento de políticas que devem ser abertos através da Bloomberg Idea Exchange

VICE-PREFEITA ASSUME A GESTÃO DO MUNICÍPIO 

Com a viagem de Campos, Isabella de Roldão (PDT), a vice-prefeita do Recife, assumiu, interinamente, desde ontem (14), o Executivo municipal. João volta às atividades na gestão na próxima segunda-feira (19).

COMPAZ

Os Centros Comunitários da Paz (Compaz) foram criados com foco na prevenção à violência, inclusão social e fortalecimento comunitário. O primeiro equipamento foi inaugurado em março de 2016. 

Centro Comunitário da Paz - Divulgação/Prefeitura do Recife

A prefeitura se refere ao Compaz como "Fábricas de Cidadania", pois se destacam pela quantidade dos serviços e atendimentos oferecidos à população. 

Atualmente o município possui quatro unidades, oferecendo atividades educacionais, esportivas, qualificação profissional, saúde e bem estar, e serviços voltados à emissão de documentos, assistência judiciaria, procon, entre outros.   

NACIONALIZAÇÃO DO COMPAZ 

O deputado federal e irmão do prefeito do Recife, Pedro Campos (PSB), é autor do Projeto de Lei nº 2215/2023, que pretende nacionalizar os Centros Comunitários da Paz.

O deputado federal Pedro Campos, autor do projeto de lei que visa a nacionalização do Compaz - Divulgação

Em novembro de 2023, a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara aprovou o PL. Já em dezembro, o projeto seguiu para análise na Comissão Previdência, Assis. Social, Infância, Adolescência e Família e ainda deve passar pelas comissões de Finanças e Constituição e Justiça. 

O PL é conclusivo em Comissão e sendo aprovado por todos os grupos segue para apreciação no Senado Federal. 

Tags

Autor

Webstories

últimas

VER MAIS