A deputada estadual, Dani Portela (PSOL), realizou um evento, na noite da quarta-feira (15), para lançar oficialmente sua pré-candidatura à prefeitura do Recife pela federação PSOL/Rede. A ação aconteceu na Casa Marielle Franco, sede do PSOL Recife no Derby.
Participaram do lançamento chapa de pré-candidatos a vereadores do partido, lideranças partidárias como os vereadores Ivan Moraes e Elaine Cristina (PSOL) e Cida Pedrosa (PCdoB), o ex-vice prefeito do Recife, Luciano Siqueira, a comunicadora Karina Santos (PT), além de representantes de movimentos sociais e artistas.
Dani Portela declarou compromisso com a pré-candidatura e com a criação de propostas que visem o combate às desigualdades sociais.
“A gente não disputa só voto, não só disputamos eleição, disputamos projeto de futuro. O Recife real que vivemos é esse representado por nós. Que a minha candidatura seja nossa, coletiva e participativa com lutas representadas. Que possamos virar uma aldeia sabendo que não é sobre mim, é sobre o coletivo”, afirmou Dani.
APOIOS
Para o presidente do PSOL Recife, o momento foi extremamente importante para o partido.
“A pré-candidatura de Dani agora é oficializada pela federação PSOL/Rede. Assim como foi na posse da Alepe, esse momento é histórico para o Recife pela representação de uma mulher negra que sabe as dores e alegrias do povo trabalhador dessa cidade”, pontuou Thiago Carvalho, presidente municipal do PSOL.
A presidenta municipal da Federação PSOL/Rede parabenizou a chapa de Dani Portela por ter cumprido todas as etapas exigidas pelo grupo.
“Nos sentimos muito respeitados pelo comprometimento com a nossa instância democrática interna. A pré-candidatura da companheira Dani Portela é a única que representa a federação PSOL/Rede. É uma pré-candidatura de quem não desistiu de sonhar em fazer uma política diferente para a cidade do Recife. Aqui está o campo da esquerda para disputar essa cidade”, enfatizou.
O evento também exibiu registros em vídeo com mensagens de apoio por personalidades políticas como a deputada federal Erika Hilton, o deputado federal Pastor Henrique Vieira, a deputada estadual Renata Souza e a vereadora Luciana Boiteux. Também foram exibidos os pronunciamentos dos porta-vozes nacionais da Rede Sustentabilidade, Heloísa Helena e Wesley Diógenes.
Conflitos dentro da federação
No início deste mês, a pré-candidatura de Dani Portela foi aprovada por consenso pela federação PSOL/Rede, porém o deputado federal Túlio Gadêlha (Rede) que havia sido colocado como pré-candidato pela Rede, afirmou que continuava na disputa.
Em nota divulgada pela Rede Sustentabilidade, a sigla afirma ter respeito a luta de Dani, "mas não reconhece o nome dela como a pré-candidata da Federação".
Quando o lançamento da pré-candidatura da deputada foi marcado Gadêlha publicou um vídeo no Instagram, na segunda-feira (13), reafirmando que sua pré-candidatura continua ativa.
Na mídia o parlamentar destaca que quem deve decidir o/a pré-candidato (a) é a federação nacional.
Antes de ocorrer o anúnico do lançamento da pré-candidtura de Túlio, em março, já existia a divergência entre a criadora da Rede Sustentabilidae, a ministra Marina Silva, e a atual presidente do partido, a ex-senadora Heloísa Helena.
Marina defendia o nome de Túlio para disputa, enquanto, Helana o de Dani. Mesmo diante deste conflito, a minsitra participou do ato de lançamento da pré-candidatura de Gadêlha, no Recife.
Do outro lado, Heloísa Helena visitou o Recife, no inicío de maio, para discutir articulações com Dani Portela.