A Federação PSOL/Rede definiu, em reunião realizada na noite da última segunda-feira (17), que a convenção para homologação da candidatura à prefeitura do Recife será realizada no dia 20 de julho. A atividade acontecerá na Casa Marielle Franco, no Derby, às 14h.
Além da data da convenção, a Federação aprovou uma resolução em que confirma a pré-candidatura da deputada estadual Dani Portela (PSOL) à prefeitura da capital, visto que o deputado federal Túlio Gadelha (Rede) também tem uma pré-candidatura colocada ao pleito.
"O Recife é uma das cidades mais ameaçadas pelas mudanças climáticas em todo o mundo. As vidas perdidas durante as chuvas em 2022 são um reflexo do despreparo da cidade para lidar com as mudanças climáticas e um marcante racismo ambiental, aprofundado pela ausência de políticas de habitação. Nós, da Federação PSOL/Rede, propomos essa mudança de forma efetiva”, pontua a resolução.
Para a presidente municipal da Federação, Luiza Carolina, a disputa pelo Recife deve se dar com o compromisso com a redução das desigualdades.
“Não podemos mais aceitar viver em uma cidade onde parte da população ainda resida em palafitas, onde a população em situação de rua siga em crescimento, sem uma política pública efetiva para a resolução da sua situação e onde a fome siga sendo uma realidade para milhares de pessoas. Precisamos de uma cidade na qual a qualidade de vida seja o foco, e que cada pessoa tenha seus direitos respeitados e garantidos, com o fortalecimento dos serviços públicos e com uma mobilidade que atenda às necessidades sobretudo da classe trabalhadora, de modo que o transporte público não aprofunde ainda mais as desigualdades, sobretudo com as mulheres negras e periféricas”, afirma.
Túlio Gadêlha se posiciona
A assessoria do deputado federal Túlio Gadêlha informou que a pré-candidatura do parlamentar à Recife "está mantida e vem sendo construída há muito tempo por uma coletividade".
"Continuamos discutindo um projeto para a cidade. Até o dia 20 de julho teremos a decisão sobre qual será o nome da Federação Rede/Psol para a eleição majoritária municipal", disse o comunicado.