"Espero respeito e dignidade", diz João Campos sobre relação do Recife com o Governo de Pernambuco
A declaração foi dada durante o encontro promovido pela governadora Raquel Lyra com prefeitos eleitos e reeleitos no pleito municipal de 2024
Em encontro promovido pela governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), com os prefeitos eleitos e reeleitos, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), disse que espera que o município seja tratado com respeito e dignidade institucional.
João Campos e Raquel Lyra não tiveram um momento de conversa isolados no encontro. "O primeiro passo é dialogar, o segundo é colocar em prática aquilo que foi construído através do diálogo. Então, eu espero que o município possa ser tratado com respeito e dignidade nessa relação", afirmou Campos.
"Acho que é importante esse diálogo institucional. A gente tem visto Brasil afora os governos promovendo encontros com os gestores eleitos. A expectativa é que as parcerias institucionais possam acontecer de fato, não só apenas em um anúncio, em uma fala, mas na prática. O respeito entre os entes federados, entre os municípios, entre os gestores, isso é muito importante', completou.
Saúde na pauta
Durante entrevista, o prefeito ainda afirmou que um dos pontos críticos de Pernambuco é a situação dos grandes hospitais estaduais. "A gente tem pontos muito críticos, a exemplo da saúde nos grandes hospitais estaduais, das emergências", disse.
Atualmente, o prefeito vem construindo o Hospital da Criança, totalmente voltado para a faixa etária. A obra, deve ser a primeira de impacto a ser entregue pelo prefeito no segundo mandato.
Outra grande obra de impacto, mas para a convivência social e promoção do lazer será o Parque Eduardo Campos, onde funcionava o antigo Aeroclube, no Pina, Zona Sul do Recife. No local, já foi inaugurado o Compaz Lêda Alves, um dos seis da gestão João Campos.
Ao chegar no evento, Raquel Lyra (PSDB) enfatizou que trabalha com os municípios independente da 'coloração partidária'. "A primeira decisão é de trabalhar junto com os municípios, independente de coloração partidária. Todos sabem, os prefeitos e prefeitas eleitas de Pernambuco, queremos conseguido trabalhar de maneira democrática com todos eles. É importante a gente falar de projetos que já estão em andamento e que estão com o pé no acelerador", afirmou.
"Essa é mais uma reunião de trabalho, nós não estamos aqui para tirar retrato, a gente está aqui para, de verdade, trabalhar junto, como sempre nos comprometemos", frisou a governadora.
Relacionamento com prefeitos e olho em 2026
Além de participar do encontro o tempo inteiro, João Campos também conversou bastante com outros prefeitos e autoridades presentes no local. Também postou a presença nas suas redes sociais, enfatizando novamente a relação institucional.
O PSB foi o segundo partido em número de prefeitos eleitos na última eleição, com 31 gestores, um a menos que a legenda da atual governadora.
A capilaridade do partido, menor do que era, pode ser importante para uma eventual pretensão de João Campos de se candidatar ao governo do Estado dentro de dois anos, o que o socialista nega publicamente.
Reforma do secretariado
A nova distribuição dos secretários na prefeitura também pode ser importante como termômetros dos apoios que João Campos continua tendo, dentro do grupo da Frente Popular, que tem mais de 10 partidos.
A reforma administrativa será feita antes da virada do ano, para iniciar 2025 já com a nova composição do grupo.