João Campos divulga primeiros nomes após enviar reforma à Câmara
Fred Amâncio e Gilberto Prazeres ficam na Educação e Gabinete de Imprensa, respectivamente. Pâmela Alves assume Assistência Social e Combate à Fome
Ainda no aguardo da aprovação da reforma administrativa por parte da Câmara de Vereadores, o prefeito João Campos anunciou os primeiros nomes do secretariado para a segunda gestão.
Fred Amâncio permanece na segunda gestão, assim como Gilberto Prazeres no Gabinete de Imprensa. Pâmela Alves comanda Assistência Social e Combate à Fome.
Os primeiros nomes saíram neste domingo, por intermédio das redes sociais do prefeito e comunicado enviado à imprensa
Entre os três nomes, a novidade é Pâmela Alves. Ela foi secretária-executiva na pasta da Saúde no primeiro mandato. E agora assumirá a Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome.
Reforma administrativa no Recife
No sábado, a Prefeitura do Recife anunciou ter encaminhado um projeto de lei à Câmara dos Vereadores propondo uma reestruturação administrativa para o segundo mandato do prefeito João Campos (PSB).
Uma das mudanças previstas é o fim da Secretaria de Segurança Cidadã, que atualmente é composta pela Guarda Municipal e pela rede Compaz - ambas passarão a fazer parte de pastas distintas.
O projeto de lei prevê a criação da Secretaria de Ordem Pública e Segurança. A prefeitura alega que a ideia é "otimizar a interface entre órgãos e instituições municipais que atuam na organização do cotidiano urbano da cidade".
Estarão sob a gestão da nova estrutura o Centro de Operações da Prefeitura do Recife (COP), a Guarda Municipal, a Secretaria Executiva de Controle Urbano e a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).
A atual estrutura de Administração será elevada à condição de Secretaria e acumulará, além da gestão de pessoas e patrimonial da Prefeitura, o papel de gerir, de maneira compartilhada, as atividades de áreas meio de um conjunto de pastas.
Outra alteração atinge as Secretarias de Articulação Política e Social e Relações Institucionais, que foram desmembradas da antiga Secretaria de Governo, além da secretaria de Direitos Humanos e Juventude.
A prefeitura também pretende criar a Secretaria de Cidadania e Cultura de Paz, com a promessa de ampliar a promoção de atividades de inclusão, oferta de serviços no território e promoção de políticas integradas de diversas secretarias. A pasta irá abrigar a rede Compaz.
Secretarias da Prefeitura do Recife:
- Secretaria de Educação;
- Secretaria de Saúde;
- Secretaria de Infraestrutura;
- Secretaria de Assistência e Combate à Fome;
- Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional;
- Secretaria de Turismo e Lazer;
- Secretaria de Cidadania e Cultura de Paz;
- Secretaria de Ordem Pública e Segurança;
- Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Licenciamento;
- Secretaria de Administração;
- Secretaria de Planejamento e Gestão;
- Secretaria de Articulação Política e Social;
- Secretaria de Relações Institucionais;
- Secretaria de Habitação;
- Secretaria da Mulher;
- Secretaria de Esportes;
- Secretaria de Finanças;
- Secretaria de Cultura;
- Secretaria de Meio Ambiente;
- Secretaria Transformação Digital, Ciência e Tecnologia;
- Secretaria de Projetos Especiais;
- Secretaria de Direitos Humanos e Juventude;
- Secretaria de Desenvolvimento Econômico;
- Secretaria de Saneamento;
Órgãos de apoio e assessoramento:
- Procuradoria
- Controladoria