Raquel Lyra entra com gosto no jogo político e se encontra com Miguel Coelho
Governadora busca fortalecer base aliada com possível reaproximação e movimentações em secretarias, enquanto provoca especulações sobre novos apoios
![Raquel Lyra recebeu apoio de Miguel Coelho nas eleições de 2022, no sertão do São Francisco](https://imagens.ne10.uol.com.br/veiculos/_midias/jpg/2025/01/29/597x330/1_whatsapp_image_2025_01_29_at_09_04_58-33635837.jpeg?20250129152445)
A governadora Raquel Lyra não tem escondido dos aliados mais próximos que conseguiu organizar as finanças do Estado e agora vai se dedicar também à política.
O que nem essas pessoas mais próximas esperavam era que ela iria tão longe ao ponto de, na semana passada, ter se encontrado com o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, do qual estava afastada desde a sua posse, quando não o considerou na formação da sua equipe de Governo.
Essa atitude causou mal-estar, na época, com a família Coelho, que lhe declarou apoio logo depois de fechadas as urnas do primeiro turno, quando ela ganhou o direito de disputar o segundo turno com Marília Arraes.
Três fontes confirmaram ao BlogDellas que o encontro existiu, mas não sabem o teor. Na terça-feira (28), procuramos Miguel Coelho pelo telefone, mas ele não retornou a ligação. Um assessor seu afirmou depois que o mesmo negou ter conversado com Raquel.
De qualquer forma, o encontro fez crescer dentro e fora do Governo especulações sobre a possibilidade de um reatamento político entre os dois. Antes da eleição de 2022, eles conversaram várias vezes e Raquel chegou a convidar Miguel para ser candidato ao Senado na sua chapa, mas ele não concordou.
Como tem algumas secretarias vagas e outras que pretende disponibilizar para esta nova fase de sua administração, Raquel poderia oferecer a Miguel, segundo comentários de bastidores na Assembleia, alguma secretaria da área econômica, se o seu desejo for mesmo reatar o relacionamento.
De qualquer forma, ela vem há tempos interessada em conquistar o apoio do União Brasil, o mesmo partido de Miguel, que tem hoje um pé na Prefeitura do Recife e outro no Palácio do Campo das Princesas.
O Governo já tem o apoio do deputado federal Mendonça Filho e dos estaduais Romero Sales, Socorro Pimentel e Edson Vieira. Os outros são Antonio Coelho e Romero Albuquerque. Este último, antes arredio, tem mostrado interesse em aproximação.
Saiba como assistir aos Videocasts do JC
Andreza manda recado
Percebe-se agora que o “namoro” do deputado estadual Romero Albuquerque com o Governo do Estado pode dar frutos.
A esposa dele, Andreza Albuquerque, que é vereadora e foi nomeada secretária do Gabinete de Proteção e Defesa dos Animais da Prefeitura do Recife, enviou ofício ao prefeito João Campos, no último dia 14, acusando a falta de médicos veterinários e medicamentos no Hospital Veterinário do Recife.
O texto foi publicado pelo Blog de Jamildo e pode ser uma peça importante nas mãos da oposição.
Raquel age na Educação
A decisão da governadora Raquel Lyra de nomear dois especialistas em educação, um deles, o professor Paulo Dutra, doutor pela UFPE, como secretários executivos da pasta, demonstra que ou ela vai manter o atual interino, Gilson Filho, ou nomear um político que precise de uma boa base técnica na área para não ter dificuldades de cuidar da pasta com o boi andando.
Afinal, já passaram pela educação dois secretários e isso é muito em uma área tão sensível e importante para qualquer governador.
Bloquinho e blocão
Interessado em ter a presidência das três principais comissões da Assembleia, o Governo do Estado está armado até os dentes. A decisão de tirar o PP do Blocão Governista para um Bloquinho foi confirmada com o Palácio. Tem o objetivo de fazer com que o partido, que tem oito deputados e vai ganhar mais três, conquiste duas vagas nas comissões mais importantes, que são Justiça, Finanças e Administração.