A pandemia arrefece, as lições ficam para um mercado que abraça marcas fortes, que privilegia serviços personalizados e produtos de qualidade. O isolamento também ensinou que marca lembrada é aquela que se coloca presente - são aquelas que aparecem (ou reaparecem) ranqueadas entre as primeiras deste JC Recall de Marcas 2022. Trata-se de um levantamento estratégico e norteador que aponta quem está na cabeça do consumidor.
O que você verá nesta pesquisa são marcas que se voltam à afetividade e a um produto de qualidade. São resultados se estratégias de posicionamento, ações de aproximação com o consumidor, branding bem pensado. "As informações que trazemos aqui são preciosas para o mercado", diz Adriano Oliveira, fundador da Cenário Inteligência e professor da Universidade Federal de Pernambuco, cabeça à frente da pesquisa.
Para Vladimir Melo, diretor executivo do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), é preciso enaltecer o resultado deste Recall de Marcas porque estar nele é reflexo de muita superação. "Esta é uma lista de empresas que se sobressaíram diante da concorrência, ganharam seu consumidor e seu lugar em um mercado cada vez mais competitivo", completa.
Vladimir Melo destaca o momento de crise, de alta de preços e de incontáveis incertezas. “Destacar-se neste contexto é ter o resultado de um planejamento inteligente e de uma marca forte. Se a pandemia estremeceu a economia, esta lista traz empresas que foram assertivas, que apostaram na comunicação, na proximidade e na qualidade de seus produtos e serviços para atravessar uma temporada difícil".
Laurindo Ferreira, diretor de Redação do Jornal do Commercio, que tem a rotina imersa no noticiário e que acompanha as tendências da economia, concorda que se sobressair neste cenário de crise, e pela voz do consumidor, é um mérito a ser exaltado.
“Temos acompanhado a situação econômica por todo mundo e posso dizer que o mercado está saindo totalmente diferente desta pandemia. Com renda escassa, o consumidor é ainda mais exigente, pede por facilidade, pede por inovação e por canais de aproximação. A lista apresentada por este recall mostra que as marcas reconhecidas são justamente as que vêm investindo nisso", destaca Laurindo Ferreira.
“O que passamos na pandemia foi bastante grave mas, diante dela, tivemos a oportunidade de entender o mercado a partir daí. A visão dos consumidores, a preferência por algumas marcas, ainda se mantém. Isso chama bastante atenção”, completa Adriano Oliveira.
INDICADORES
Esta é a segunda edição da pesquisa Recall de Marcas conduzida pela Cenário Inteligência; a primeira foi em plena fase mais fechada da pandemia. Adriano Oliveira detalha que são quatro indicadores fundamentais que norteiam a pesquisa. O primeiro pergunta ao consumidor: “Quando falamos de marca em geral, de qual marca o senhor/senhora lembra imediatamente?”. “Com esta pergunta, tentamos identificar qual marca, de diversos setores, vem em primeiro lugar na lembrança do consumidor”, explica Oliveira.
Em seguida, a pesquisa questiona “qual marca de empresa, produto ou serviço você mais admira”. Uma proposição subjetiva e valiosa, pois baliza questões pessoais de cada respondente. “A mais lembrada não significa ser a mais admirada”, reforça Adriano.
“Você lembra de empresa, produto ou serviço que defenda ou faça propaganda em defesa do meio ambiente?” é o terceiro indicador. “Hoje, temos o ICG (Índice de Ações com Governança Corporativa) que é algo muito valorizado no mercado. Indica as empresas que têm responsabilidade social e com o meio ambiente”. Por fim, o consumidor é questionado sobre “qual marca faz propaganda em defesa de pautas sociais, como a qualidade da educação, o combate à fome e a ajuda aos mais pobres”. Depois disso, as perguntas foram feitas por setores e atividades econômicas.
Adriano Oliveira ressalta que a Cenário Inteligência parte do princípio de que planejamento só vem a partir de pesquisa e planejamento de marca resultante. “O que apresentamos nesta edição é importantíssimo. Passamos por isolamento, queda de consumo e crise econômica que exigiu que as marcas se adaptassem e criassem novas estratégias. A pesquisa é uma fonte de informação para sinalizar se a minha marca está bem posicionada no mercado. E se não estiver, eu posso replanejar minhas estratégias”, diz. Oliveira ressalta ainda que ser a marca mais lembrada, que a tem uma visão positiva, significa passar para a próxima etapa da comunicação, para a conquista de novos consumidores.