Parar as aulas seria interromper projetos e sonhos - e esta foi a primeira preocupação do Grau Técnico diante das regras impostas pela pandemia. O isolamento social proibiram a convivência dos estudantes, mas era preciso viabilizar outros caminhos e ter soluções para voltar às aulas, mesmo que remotamente. Deu certo, as aulas foram continuadas e a marca ficou mais forte: ficou em primeiro lugar na categoria “Curso Profissionalizante" do JC Recall de Marcas 2022.
“Tivemos que antecipar modelos e tecnologias que, ainda bem, já vínhamos pensando em adotar. No final, o mais importante: todos nós aprendemos e evoluímos. Acredito que, no momento mais crítico da pandemia, o Grau soube ser uma marca solidária, companheira e de atitude perante o mercado”, analisa Mauricio Porto, diretor Geral do Grau Técnico.
A empresa leva a comunicação a sério e a diretoria acompanha tudo muito de perto - as mensagens têm a cara e o espírito da marca. “Naquele momento, eram muitas as incertezas e desinformações. Tudo absolutamente novo e ameaçador. Para uma empresa não ser esquecida era preciso ter sua imagem fortalecida a partir de um plano de comunicação”, relembra Porto. Diante da crise, a empresa agiu proativamente e firmou a forma de se comunicar com seu público. “Utilizamos tanto os canais mais convencionais como os que surgiram e cresceram com pandemia. E assim, pudemos manter a lembrança da marca na mente e no coração das pessoas”, diz o diretor, sobre o resultado do Recall: estar na memória do seu consumidor.
Porto fala do compromisso do Grau Técnico com seus estudantes - geralmente das classes C e D. "São pessoas que, com muito sacrifício, buscam alguma qualificação para poderem conquistar uma vaga de emprego no mercado de trabalho e, com isso, ter um salário que proporcione melhores condições de vida para elas e suas famílias", observa.
Oportunidade para o futuro
O Grau Técnico busca trabalhar com inovação, com propósito de preparar pessoas para as oportunidades que o futuro guarda. Porto diz que uma empresa com este propósito deve priorizar a inovação em seus mais diversos aspectos.
"Falo isso porque muitas vezes somos levados a pensar que inovação só tem a ver com tecnologia, e não é bem assim. Temos que inovar, por exemplo, no nosso relacionamento com os clientes (alunos e alunas), colaboradores e, no caso do Grau Técnico, também com os franqueados", explica o diretor.
Na sala de aula e laboratórios, a experiência do aprender não ser repetida ano a ano, o instrutor deixando de ser o que “sabe e ensina” para ser o que “orienta e motiva”. Em resumo, o Grau está em constante processo de inovação, facilitado por novas tecnologias para o ensino, mas também desenvolve planos de inovação voltados para evoluir nos relacionamentos internos e motivacionais.
Para 2022, o Grau Técnico quer dar passos à frente e adentrar o ensino médio e o superior - com o Grau MedioTécnico e a Faculdade Grau.
"Fora isso, temos mantido o crescimento de nossa rede de escolas técnicas, que já ultrapassam o número de 110 unidades. Tudo isso demonstra a confiança que temos no nosso negócio e o otimismo que nos move desde o início de nossas atividades".
Breve histórico
São quase 12 anos de atividades, uma história que começou aqui no Recife. Nosso plano de então previa expandir a rede, através de um sistema de franquias, que começasse pelas grandes cidades do nordeste. Assim foi dito, asim foi feito".
Hoje, há unidades do Grau Técnico em praticamente todos os estados brasileiros. "Franquear uma marca nada mais é do que escalar as experiências onde houve acertos, aprender com os erros e, de todas as formas, evitar replicá-los. O nordeste foi para nós um generoso laboratório de grandes experiências", finaliza.