Kléber Mendonça Filho, diretor de "Aquarius", fala sobre a não escolha do seu filme

Mirella Martins
Publicado em 12/09/2016 às 16:47
Essa é a cor atual do prédio


Na tarde desta segunda-feira (12), em um evento promovido pela Cinemateca Brasileira, o Ministério da Cultura anunciou que O Pequeno Segredo, de David Schurmann, foi o indicado brasileiro para tentar uma vaga na categoria Melhor Filme Estrangeiro no Oscar. Aquarius, de Kléber Mendonça Filho, era um dos fortes candidatos.

Após a divulgação, internautas apontaram que a não indicação do longa está ligada à questões políticas. "Uma comissão sem representatividade, ilegítima e com ética questionada ignorou o candidato óbvio ao Oscar por revanchismo político", escreveu o crítico Pablo Villaça.

O diretor recifense usou a sua conta do Facebook para se pronunciar sobre o assunto. "Soube aqui no Festival de Toronto da decisão via Ministério da Cultura de não indicar AQUARIUS como candidato brasileiro ao Oscar. Estou numa tarde de entrevistas e já vendo o tipo de reação que tem surgido na imprensa e redes sociais. É bem possível que a decisão da comissão esteja em total sintonia com a realidade política do Brasil, ou seja, é coerente e já esperada. Para além de decisões institucionais via Governo Brasileiro, AQUARIUS tem conquistado internacionalmente um tipo raro de prestígio, e isso inclui distribuição comercial em mais de 60 países enquanto já se aproxima dos 200 mil espectadores nos cinemas brasileiros, com um tipo de impacto popular também raro. Mais ainda, é um filme que já faz parte da cultura e desse tempo, num ano difícil no nosso país. No final das contas, AQUARIUS é um filme sobre o Brasil, que está no filme da maneira mais honesta possível. Talvez seja exatamente esta honestidade que tenha feito de AQUARIUS um filme forte como agente cultural, social e produto da nossa indústria do entretenimento. Sonia está aqui do lado, poderosa como Clara. Ela manda beijos! (Toronto, 12 Setembro 2016)", escreveu Kléber.

TAGS
Kleber Mendonça Filho
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory