A modelo Miss Centro Goiano, Rayka Vieira, de 25 anos e goiana, colocará um grande passo no mundo das competições de beleza. O Miss Brasil Mundo que acontece entre os dias 16 e 19 de agosto, em Brasília, tem a primeira mulher trans na disputa pelo título. Esse acontecimento é um marco histórico para as pessoas LGBTQIA+.
Além de ser uma grande conquista, esse momento contribui para que as pessoas abram suas mentes, principalmente, por existirem tantos ataques transfóbicos no mundo. Em um post em seu Instagram, Rayka Vieira comentou sobre: "Ser mulher pra mim, nunca foi uma questao de escolha, eu nasci mulher tanto na alma quanto no coracao. [...] Esse e um momento historico e quero usar dessa voz para mostrar a todas mulheres que juntas, somos mais fortes".
Na sua rede social, a goiana conta com quase 12 mil seguidores que a acompanham diariamente, já que sempre mostra sua rotina para seus admiradores. Agora, com o início da competição, Rayka Vieira afirmou que compartilhará tudo que puder mostrar em seu perfil.
Outro ponto bastante importante no Miss Brasil Mundo é que desde 2015, não há desfile em traje de banho, algo muito comum antigamente. Hoje, as etapas que são avaliadas com pontos classificatórios, são: competição top model, desfile em traje de gala, entrevista com os jurados e apresentar os projetos sociais criados ou que participam na prova "beleza do bem".
Essa competição será bastante acirrada, um dos principais motivos é a pandemia. Com a situação delicada que o mundo passa, o evento foi bastante adiado. Sem essa situação, aconteceria no primeiro trimestre de 2020. Com isso, as modelos participantes tiveram mais tempo para se prepararem para o concurso.