Saúde

Endometriose: Entenda a doença que atinge uma a cada dez brasileiras

Algo que chamou muita atenção recentemente, foi a atriz Larissa Manoela ter descoberto a doença tão precocemente, ela só tem 20 anos

Imagem do autor
Cadastrado por

Rakeche Nascimento

Publicado em 02/09/2021 às 20:23 | Atualizado em 02/09/2021 às 20:23
Notícia
X

Recentemente, as atrizes Isabella Santoni e Larissa Manoela revelaram que foram diagnosticadas com endometriose, doença que atinge 10% das mulheres brasileiras. Com sintomas parecidos e relatando dores de cólica muito forte e ciclos mestrais mais prolongados, a endometriose pode causar até uma gravidez mais tardia.

Algo que chamou muita atenção recentemente, foi a atriz Larissa Manoela ter descoberto a doença tão precocemente, ela só tem 20 anos e disse estar feliz por ter descoberto cedo, assim poderá tratar mais rápido. 

A endometriose é caracterizada pelo crescimento de tecido endometrial fora do útero, em locais como os intestinos, ovários, trompas de falópio ou bexiga. Além do tecido endometrial, podem estar presentes a glândula ou estroma que também são tecidos que não deveriam estar em outros locais do corpo, somente dentro do útero. Essa alteração pode se espalhar por diversos tecidos da cavidade pélvica, causando uma inflamação crônica nestas áreas.

De acordo com cientistas, as causas dessa doença são incertas e podem ser relacionadas a genética e ao sistema imunológico.

Por ser uma doença crônica , que regride espontaneamente durante a menopausa devido à queda dos hormônios femininos o tratamento pode ser feito para combater as dores através de medicamentos ou cirurgia e assim como Larissa, quanto antes a descoberta, melhor. Por isso a importância de procurar um médico e fazer exames periodicamente.

Tags

Autor