Cara do governo?

Enem 2021: veja o que disse Zé Ramalho ao saber que música 'Admirável Gado Novo' foi questão de prova

Candidatos de todo o Brasil realizaram o primeiro dia de provas neste domingo (21)

Pedro Oliveira
Pedro Oliveira
Publicado em 21/11/2021 às 20:41 | Atualizado em 22/11/2021 às 11:18
DIVULGAÇÃO
Música de Zé Ramalho foi citada no Enem 2021 - FOTO: DIVULGAÇÃO
Leitura:

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, como era de se esperar, foi intenso para milhões de estudantes que realizaram as questões na tarde deste domingo (21). Segundo o presidente Jair Bolsonaro, a avaliação deste ano teria "a cara do governo". No entanto, o exame abordou assuntos que já foram alvo de críticas do Chefe do Executivo Nacional. E vale ressaltar: temas que até mesmo foram censurados nas edições anteriores. 

Entre as questões deste ano do Enem 2021, pelo menos quatro chamaram a atenção dos candidatos: uma sobre a situação dos indígenas brasileiros; outra que abordou o conceito de "minorias" com base em texto do filósofo Deleuze; uma terceira que uniu escravidão e racismo pela música Sinhá, de Chico Buarque, declaradamente opositor ao atual governo. 

Uma quarta questão também não deixou de ganhar destaque. Esta utilizava a música "Admirável Gado Novo", de Zé Ramalho, como base para a resposta.

Zé Ramalho comentou sobre o Enem 2021

O cantor Zé Ramalho afirmou neste domingo (21), em nota enviada ao G1, que se sentiu "recompensado" ao saber que a música "Admirável Gado Novo" foi citada na prova do Enem 2021

"É uma prova de que essa letra contém situações sociais e políticas atualizadas, acho que para sempre. Desde que o conceito de 'atualizada' refere-se à situação também 'para sempre' do povo brasileiro", pontuou o cantor.

A questão que mencionava a música de Zé Ramalho exigia que o candidato relacionasse um trecho de "Admirável Gado Novo" com o contexto em que a canção foi lançada, em 1979. Vale lembrar que, nesse período, o Brasil vivia sob o regime de ditadura militar.

Divulgação
Enem tem questão sobre música 'Admirável Gado Novo' e gera repercussão nas redes sociais - Divulgação

Siga o Social1 no Instagram, Facebook, Twitter e TikTok.

Comentários

Últimas notícias