Nesta terça-feira (2), o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo reagiu e divulgou nota após Bruna Marquezine se fantasiar de enfermeira para uma festa de Halloween.
Segundo a postagem feita no perfil do Coren-SP no Instagram, as "fantasias de enfermeira desvalorizam o profissionalismo da enfermagem". Assim como Bruna Marquezine, em 2019, Giovanna Ewbank foi criticada e se desculpou após surgir em vídeo usando uma "fantasia" erótica de enfermeira.
No início da postagem, o Conselho afirmou que a profissão é alvo de assédio e violência. "A enfermagem é uma profissão que exige conhecimentos técnicos, anos de estudo e muito empenho e dedicação em seu cotidiano. Além disso, por ser uma categoria predominantemente feminina, com mais de 80% de mulheres, sofre os impactos das desigualdades de gênero, o que inclui episódios de violência e assédio", disse o órgão.
Nos comentários na publicação, as opiniões se dividiram. Mas, muitos profissionais da enfermagem apoiaram a posição. "Quero ser respeitada como profissional, uma fantasia não me representa....valorização da enfermagem,já....", escreveu uma internauta.
Outra completou: "Então ela é cheia do feminismo... Mas acaba utilizando uma fantasia de enfermeira... Mal sabe o quanto sofremos já com tanta sexualização da nossa profissão... Enfermeira não é atriz., não é faz de conta... Não fazemos ceninhas quando estamos prestando assistência, muito menos caras e bocas, dona Bruna Marquizine." A atriz apagou os registros da fantasia de seus Stories, mas não chegou a se pronunciar sobre as críticas.