SEXUALIDADE

Pansexualidade: de Bianca Andrade a Miley Cyrus celebridades estão falando sobre o assunto; saiba o que significa

A palavra "pansexual" se tornou um dos termos mais buscados do Google desde que a atriz Bella Thorne trouxe o assunto à tona em uma entrevista em junho de 2021

Imagem do autor
Cadastrado por

Lívia Maria

Publicado em 10/12/2021 às 17:50 | Atualizado em 10/12/2021 às 17:57
Notícia
X

Assim como diversas celebridades e artistas, a influenciadora e empresária Bianca Andrade, mais conhecida como ‘Boca Rosa’, revelou em 2020 que se identifica enquanto pansexual. Na última quinta-feira (9), Bianca falou em entrevista à Sabrina Sato que seu marido, Fred Desimpedidos, tem mais ciúmes dela com outras mulheres do que com homens.

O termo pansexualidade é antigo e existe pelo menos desde a época de Sigmund Freud, mas tem tido uma centralidade nos debates sobre identidade de gênero e sexualidades no século XXI após celebridades falarem mais sobre o assunto. A palavra “pansexual” se tornou um dos termos mais buscados do Google desde que a atriz Bella Thorne trouxe o assunto à tona em uma entrevista em junho de 2021. Mas, o que é exatamente a pansexualidade? E como ela se diferencia da bissexualidade?

O que é pansexualidade?

A origem do termo “pansexual” vem do “pansexualismo”, termo usado por Freud no início do século XX para descrever uma visão de que a maioria dos comportamentos são derivados de instintos sexuais. O prefixo pan- vem do grego “todo, por inteiro”, indicando que alguém que se identifica como “pansexual” é alguém que estaria apto a se relacionar sexualmente com todos os indivíduos, independentemente de suas identidades de gênero. Especialistas em estudos de gênero e sexualidade explicam que a pansexualidade é comumente associada a uma atitude da geração mais jovem, que se sente mais confortável com uma “fluidez de gênero e que não gosta de rótulos”.

O termo parece entrar em conflito o mais comumente usado bissexualidade, que já presumia uma abertura à relacionamentos com “todos” os gêneros (homens e mulheres). O conceito de pansexualidade, entretanto, parece se diferenciar por abranger outras expressões de gênero, como os gêneros-fluidos. Todavia, estudos mais recentes já apontam que a única diferenciação entre os dois termos está mais centrada no contexto histórico em que estes foram popularizados, sendo a bissexualidade atrelada a uma época onde se havia pouco entendimento popularizado sobre outras identidades de gênero para além do feminino e masculino.

No fim das contas, pansexuais e bissexuais são definições políticas utilizadas pelos indivíduos a partir de suas próprias identificações; alguns sujeitos optam pelo termo mais “atualizado”, pansexual, por considerar mais inclusivo, enquanto outros se mantém utilizando o rótulo de bissexual por facilitar a explicação para outras pessoas. No fim das contas, o importante é se sentir bem, seja de qual forma deseja se identificar no mundo.

Quem são as celebridades que falaram sobre ser pansexual

Além de Bianca Andrade e Bella Thorne, outras celebridades já assumiram serem pansexuais. Entre elas, a cantora norte-americana Miley Cyrus. Em entrevista para a revista Vanity Fair em 2019, Miley falou que quando está apaixonada existe em um "nível espiritual" e não se apaixona por pessoas por causa do gênero ou aparência. Anteriormente, ela já tinha dito que estava "aberta a tudo que é consentimento".

"Estou literalmente aberta a tudo que é consentimento e não envolve um animal e todo mundo é maior de idade. Tudo que é legal, eu aceito", disse a cantora.

Outros nomes que também já falaram sobre o assunto incluem as cantoras Sia, Janaelle Monaé, Kesha e a modelo Cara Delevingne. Em entrevista para a Variety Cara revelou: "Sempre serei, eu acho, pansexual. Eu me apaixono pela pessoa - e ponto final. Sinto-me atraída pela pessoa", disse.

Siga o Social1 no Instagram, Facebook, Twitter e TikTok.

Tags

Autor