Pansexualidade: de Bianca Andrade a Miley Cyrus celebridades estão falando sobre o assunto; saiba o que significa
A palavra "pansexual" se tornou um dos termos mais buscados do Google desde que a atriz Bella Thorne trouxe o assunto à tona em uma entrevista em junho de 2021
Assim como diversas celebridades e artistas, a influenciadora e empresária Bianca Andrade, mais conhecida como ‘Boca Rosa’, revelou em 2020 que se identifica enquanto pansexual. Na última quinta-feira (9), Bianca falou em entrevista à Sabrina Sato que seu marido, Fred Desimpedidos, tem mais ciúmes dela com outras mulheres do que com homens.
- Ingressos para Now United no Recife esgotam em três horas: 'Mal posso esperar por 2022', diz integrante brasileira
- Jornalista Samir Abou Hana morre aos 83 anos após sofrer parada cardiorrespiratória
- Gkay ganha mais de um milhão de seguidores e seu nome dispara na busca do Google após 'Farofa'; saiba mais
- João Gomes revela ter ficado triste por não ter receber troféu no 'Prêmio Multishow'
- Após flerte, Anitta é vista com o jogador Arrascaeta em restaurante
O termo pansexualidade é antigo e existe pelo menos desde a época de Sigmund Freud, mas tem tido uma centralidade nos debates sobre identidade de gênero e sexualidades no século XXI após celebridades falarem mais sobre o assunto. A palavra “pansexual” se tornou um dos termos mais buscados do Google desde que a atriz Bella Thorne trouxe o assunto à tona em uma entrevista em junho de 2021. Mas, o que é exatamente a pansexualidade? E como ela se diferencia da bissexualidade?
O que é pansexualidade?
A origem do termo “pansexual” vem do “pansexualismo”, termo usado por Freud no início do século XX para descrever uma visão de que a maioria dos comportamentos são derivados de instintos sexuais. O prefixo pan- vem do grego “todo, por inteiro”, indicando que alguém que se identifica como “pansexual” é alguém que estaria apto a se relacionar sexualmente com todos os indivíduos, independentemente de suas identidades de gênero. Especialistas em estudos de gênero e sexualidade explicam que a pansexualidade é comumente associada a uma atitude da geração mais jovem, que se sente mais confortável com uma “fluidez de gênero e que não gosta de rótulos”.
O termo parece entrar em conflito o mais comumente usado bissexualidade, que já presumia uma abertura à relacionamentos com “todos” os gêneros (homens e mulheres). O conceito de pansexualidade, entretanto, parece se diferenciar por abranger outras expressões de gênero, como os gêneros-fluidos. Todavia, estudos mais recentes já apontam que a única diferenciação entre os dois termos está mais centrada no contexto histórico em que estes foram popularizados, sendo a bissexualidade atrelada a uma época onde se havia pouco entendimento popularizado sobre outras identidades de gênero para além do feminino e masculino.
- Gabi Brandt revela ter se tornado pastora: 'Imagina as profecias que rolam naquela casa'
- Ator André Gonçalves é diagnosticado com doença enquanto aguarda mandado de prisão domiciliar; saiba mais
- Murilo Benício estaria namorando a jornalista Cecilia Malan
- Kelly Key relembra momento que posou nua e responde se aceitaria proposta novamente: 'Pagavam muito'
- Mileide Mihaile se surpreende ao saber que Sthe e Dynho estão solteiros
No fim das contas, pansexuais e bissexuais são definições políticas utilizadas pelos indivíduos a partir de suas próprias identificações; alguns sujeitos optam pelo termo mais “atualizado”, pansexual, por considerar mais inclusivo, enquanto outros se mantém utilizando o rótulo de bissexual por facilitar a explicação para outras pessoas. No fim das contas, o importante é se sentir bem, seja de qual forma deseja se identificar no mundo.
Quem são as celebridades que falaram sobre ser pansexual
Além de Bianca Andrade e Bella Thorne, outras celebridades já assumiram serem pansexuais. Entre elas, a cantora norte-americana Miley Cyrus. Em entrevista para a revista Vanity Fair em 2019, Miley falou que quando está apaixonada existe em um "nível espiritual" e não se apaixona por pessoas por causa do gênero ou aparência. Anteriormente, ela já tinha dito que estava "aberta a tudo que é consentimento".
"Estou literalmente aberta a tudo que é consentimento e não envolve um animal e todo mundo é maior de idade. Tudo que é legal, eu aceito", disse a cantora.
Outros nomes que também já falaram sobre o assunto incluem as cantoras Sia, Janaelle Monaé, Kesha e a modelo Cara Delevingne. Em entrevista para a Variety Cara revelou: "Sempre serei, eu acho, pansexual. Eu me apaixono pela pessoa - e ponto final. Sinto-me atraída pela pessoa", disse.