CLIMÃO

Globo apaga todas as edições do 'Domingão do Faustão' do Globoplay; entenda o que aconteceu

O sumiço das edições levantam suspeitas dos termos da saída de Fausto Silva da emissora

Imagem do autor
Cadastrado por

Lívia Maria

Publicado em 15/12/2021 às 20:47 | Atualizado em 17/12/2021 às 17:32
Notícia
X

Há meses a TV Globo tem apagado os arquivos de todas as edições do programa “Domingão do Faustão” que estão hospedadas no Globoplay, serviço de streaming da emissora. As edições que sumiram do site se referem ao período de 2013 a 2021. Fausto Silva comandou a atração de 1989 até 2021, quando foi substituído por Tiago Leifert em uma urgência, mas posteriormente deixou a emissora em definitivo.

O fato levanta suspeitas sobre os termos da saída de Faustão da TV Globo, que afirma ter sido amigável, justamente porque a política de apagar produções do streaming não é uma comum para a Globo. Atrações mais antigas e inclusive programas de profissionais que não trabalham mais para a emissora continuam no Globoplay.

De acordo com o Notícias da TV, esse processo de arquivamento dos programas começou em meados de 2021 e foi finalizado na última segunda-feira (13). Até mesmo o último ‘Domingão do Faustão’, apresentado por Tiago Leifert, foi deletado do streaming. Agora, é possível acessar apenas trechos dos programas exibidos até maio deste ano.

O que disse a Globo

O Globoplay enviou, através do Notícias da TV, um comunicado sobre a retirada das edições do Domingão do Faustão explicando que algumas das duas atrações são despublicadas automaticamente da plataforma após 180 dias

Confira o comunicado na íntegra:

“Vários programas da TV Globo têm suas íntegras despublicadas após 180 dias. Isso acontece por várias questões, como direitos, padrões de consumo, custos de armazenamento. O Domingão do Faustão é um desses programas, assim como The Voice Brasil, The Voice Kids, Esporte Espetacular e Globo Esporte. Não há nenhuma novidade na aplicação da regra, que é automática: após seis meses, a íntegra é despublicada sem intervenção humana”.

Direitos ao nome ‘Faustão’

A marca “Domingão do Faustão” é uma propriedade intelectual registrada pelo Grupo Globo e os direitos se estendem até 2031. Isso pode causar problemas para Fausto Silva em sua transição para a Band, com quem já tem contrato assinado e programa com equipe pronta. O apresentador poderá enfrentar problemas para utilizar o seu nome artístico porque diversas outras combinações com o nome também são de propriedade da Globo. Para entender mais sobre o caso clique aqui.

Siga o Social1 no Instagram, Facebook, Twitter e TikTok.

Matéria atualizada em 17 de dezmebro às

Tags

Autor