GASTRONOMIA

Chef dá dicas de pratos refrescantes para o Verão

Tati Mendonça, do Raiz Cozinha Boêmia, reuniu algumas dicas e receitas refrescantes para ajudar a amenizar esse calorão pernambucano

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 13/01/2022 às 13:39 | Atualizado em 22/04/2022 às 18:02
Iryna Melnyk/Freepik Premium
TABULE - FOTO: Iryna Melnyk/Freepik Premium

O Verão, a época mais gostosa (e quente) do ano, finalmente chegou! E para tornar esse período mais saboroso, a chef pernambucana Tati Mendonça, do Raiz Cozinha Boêmia, reuniu algumas dicas e receitas refrescantes para ajudar a amenizar esse calorão pernambucano.

São pratos que, além de super fáceis de preparar, ainda têm a praticidade de serem servidos gelados: isso mesmo, direto da geladeira pra mesa, sem necessidade de aquecer.

Ótima pedida para o fim de semana com crianças, ou para aquele almoço tardio na casa de praia.

"Esse clima quente é perfeito para refeições práticas. A gente gasta menos tempo cozinhando e ainda evita o calor do forno e fogão. Sem contar que a maioria das minhas dicas são super saudáveis", explica a Chef, que comanda a cozinha do Raiz com uma pegada fresh e contemporânea.

Para esse menu refrescante, Tati sugere começar com um Tabule de Quinoa, uma versão mais leve do prato árabe em que a quinoa substitui o trigo.

O prato é super leve e refrescante e leva também tomate, pepino, cebola roxa, hortelã e suco de limão. "É uma salada servida fria mesmo, é super refrescante e combina com um drink", completa Tati.

Ainda entre as saladas, outra opção que combina demais em ser servida gelada e que Tati adora preparar é a Salada de Rúcula com queijo de Cabra e Melancia.

"A combinação é incrível, porque a melancia e os tomates cereja estão gelados, e o queijo de cabra também. Ainda acrescento cebola roxa e manjericão, pra dar ainda mais refrescância. Tempero com azeite, sal e pimenta, e pronto: fica divina", explica a Chef, que brinca que os convidados sempre elogiam o prato.

"É uma salada que refresca como sobremesa", se diverte.

Sanduíches

Mini sanduíches com pastas diversas e picles também podem ser servidos frios, assim como o Salpicão, tão tradicional nas festas de fim de ano.

Se o salpicão for servido como prato principal, Tati Mendonça sugere acrescentar uma massa grano duro (penne ou farfalle) entre os ingredientes, trazendo um carboidrato como ingrediente de mais resistência na receita.

Legumes cortados em tirinhas (cenoura e pepino ficam ótimos) podem fazer às vezes de torradas e batatas fritas para comer com molho tártaro gelado, ou até com Tzatziki, uma pasta de iogurte e pepino que é obrigatória nas mesas de toda a Grécia.

Por fim, Tati ainda sugere o Guacamole, pasta à base de avocado originária do México, super refrescante, perfeita para comer beliscando com um Mojito ou, no caso de nós, pernambucanos, uma cerveja estupidamente gelada!

Comentários

Últimas notícias