A causa da morte de Paulinha Abelha ainda é alvo de investigação pela equipe médica que cuidou da cantora, que faleceu no dia 23 de fevereiro, após 12 dias de internação. A artista deu entrada no hospital apresentando problemas renais, mas seu quadro evoluiu, passando a um estado de coma gravíssimo.
Neste último domingo (6), o "Domingo Espetacular" teve acesso a um laudo médico que detalha quatro doenças que levaram à morte de Paulinha Abelha: hipertensão craniana, insuficiência renal aguda, hepatite e meningoencefalite. Esta última é uma inflamação do cérebro e dos tecidos vizinhos causada por uma infecção cuja causa ainda está em investigação pelos médicos, mas que afetou as funções neurológicas da cantora do Calcinha Preta. Paulinha teve morte encefálica declarada no último dia 23.
- PAULINHA ABELHA: vídeo de Silvânia Aquino cantando 'Paulinha' na missa de 7º dia viraliza; assista
- PAULINHA ABELHA: empresário da cantora notou 'comportamento diferente' em Paulinha dias antes de sua morte
- PAULINHA ABELHA: Viúvo da cantora faz apelo: 'Só preciso saber a razão da morte da minha esposa
O laudo médico foi realizado a partir da biópsia do fígado de Paulinha Abelha e mostra uma necrose no órgão. De acordo com a reportagem, foi concluído que houve uma "injúria hepática induzida por medicamentos". Ou seja, o fígado da cantora estava sobrecarregado de substâncias medicamentosas que se tornaram tóxicas para o organismo.
Quais remédios Paulinha Abelha tomava para emagrecer?
O painel toxicológico divulgado no laudo médico aponta que cerca de 16 substâncias estavam no corpo de Paulinha Abelha, como anfetaminas e barbitúricos. Estas substâncias podem indicar a causa para o estado de saúde crítico da cantora.
Anfetaminas são encontradas em medicamentos no tratamento de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Os remédios com essa substâncias são de tarja preta e podem ter sido usadas por Paulinha pelo seu efeito colateral, que reduz o apetite e provoca a perda de peso.
Por outro lado, esses remédios causam náuseas e enjoos, que foram os sintomas que levaram a cantora ao hospital em um primeiro momento, fazendo até com que familiares e amigos achassem que ela estava grávida.
Outros medicamentos foram encontrados no corpo da cantora, como antidepressivos e calmantes, que acabam por também diminuir o apetite e causa emagrecimento.
O viúvo de Paulinha Abelha, Clevinho Santos, confirmou que a artista ingeria medicamentos para emagrecer e tomava "chás emagrecedores", todos com acompanhamento médico e receitados pela nutróloga. As fórmulas receitadas para a cantora ainda incluíam também cápsulas para memória, concentração e para dar saciedade.
Outras substâncias e medicamentos ingeridos por Paulinha Abelha
Além das substâncias como anfetaminas, o exame ainda relatou a presença de uma substância relacionada à erva asiática garcinia cambogia. Na reportagem exibida pelo "Domingo Espetacula", um médico explicou que essa erva já está associada a danos graves no fígado. O especialista aponta que esta pode ter sido a substância responsável pela morte de Paulinha Abelha.
A ingestão de uma variedade de substâncias pode ter levado ao mau funcionamento dos rins e fígados de Paulinha Abelha, que ficaram sobrecarregados.
Qual a causa da morte de Paulinha Abelha?
O caso da cantora é complicado, visto que um conjunto de doenças levaram ao mal funcionamento de órgãos e, consequentemente, falência destes. O laudo da biópsia do fígado aponta ao menos quatro causas que influenciaram diretamente na morte de Paulinha Abelha, mas os médicos ainda esperam o laudo dos rins para fazer mais apontamentos.
A conclusão sobre a causa da morte de Paulinha Abelha só deve sair depois que os resultados dos exames realizados sejam divulgados. O viúvo da cantora fez um apelo na reportagem exibida no último domingo (6). "Eu só preciso saber qual a razão da morte da minha esposa", disse Clevinho na entrevista.
O resultado da biópsia dos rins pode apontar outras doenças que causaram a morte da cantora e também confirmar os laudos dados sobre hipertensão craniana, insuficiência renal aguda e hepatite como os principais fatores que levaram ao óbito de Paulinha Abelha.