O Telegram voltou no Brasil? O uso do aplicativo foi bloqueado na sexta-feira (18) depois do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinar a suspensão.
Mas, nesta segunda-feira (21), a decisão do ministro do STF foi revogada. De acordo com Alexandre de Moraes, o uso do Telegram no Brasil voltou a ser permitida depois que a empresa cumpriu as determinações que estavam pendentes na Justiça.
"Diante do exposto, considerado o atendimento integral das decisões proferidas em 17/3/2022 e 19/3/2022, revogo a decisão de completa e integral suspensão do funcionamento do Telegram no Brasil, proferida em 17/3/2022, devendo ser intimado, inclusive por meios digitais – , o Presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Wilson Diniz Wellisch, para que adote imediatamente todas as providências necessárias para a revogação da medida, comunicando-se essa Corte, no máximo em 24 horas", escreveu o ministro do STF.
Entenda por que o Telegram foi bloqueado no Brasil
A proibição do uso do Telegram no Brasil aconteceu depois da Polícia Federal ter solicitado à Justiça. Isso aconteceu porque a PF alegou ao STF que o aplicativo conhecido por “não cooperar com autoridades judiciais e policiais de diversos países”.
A Polícia Federal ainda indicou que o Telegram utiliza essa atitude como uma “vantagem em relação a outros aplicativos de comunicação, o que o torna um terreno livre para proliferação de diversos conteúdos, inclusive com repercussão na área criminal”.