Na sua posse na ABL, José Paulo Cavalcanti fez questão de relembrar todos que passaram pela cadeira número 39. Desde o pioneiro Francisco de Adolfo de Varhagen - o patrono, Manuel de Oliveira Lima, Alberto de Farias, Rocha Pombo, Rodolfo Garcia, Elmano Cardim, Otto Lara Resende, Roberto Marinho até o conterrâneo e ex-vice-presidente Marco Maciel, falecido em 12 de junho de 2021.
Marco Maciel, aliás, teve capítulo especial nessa retrospectiva. Pela relação, respeito e grandeza de homem público. José Paulinho trouxe lembranças políticas, de vida e de detalhes ricos e quase nunca explorados da nossa história.
O sucessor na Academia ainda destacou que no discurso de posse, Maciel proclamou: “Não tenho a pretensão de chegar ao extremo de considerar como intervenção divina o fato de haver sido pernambucano o primeiro ocupante da cadeira”. E que direi eu?, caros confrades. Talvez caiba só confirmar o vaticínio do amigo Maciel. Que a cadeira, com primeiro e último ocupantes pernambucanos, agora tem mais um, e continua em nossas mãos. Razão pela qual considero ter sido, essa última eleição, uma homenagem, da Academia, a Pernambuco. Que a cadeira com 1º e últimos ocupantes pernambucanos continuem em nossas mãos", citou.