Ontem (7), a cantora Anitta surpreendeu os fãs ao compartilhar nas redes sociais que foi diagnosticada com endometriose.
A carioca contou que após nove anos convivendo com fortes dores nos ovários, principalmente após o ato sexual e durante o período menstrual, vai passar por uma cirurgia.
"Nove anos dessa novela e eu já tentei de tudo que todos os tipos de médicos já falaram. Todas as dicas, conselhos, técnicas que os médicos deram ou do Google também já tentei. E nada (e 9 anos deu foi tempo de eu tentar solução, hein?) porém nunca me pediram uma ressonância. Nenhuma matéria, artigo, site etc cogita a cistite de repetição como um possível sintoma de endometriose", desabafou a cantora.
Diagnóstico
Anitta contou que o namorado, o produtor canadense Murda Beats, a "arrastou" para um médico após ela se queixar de fortes dores durante o sexo.
A cantora teve o diagnóstico cravado depois de fazer uma ressonância magnética.
"A doutora (enviada pelo meu anjo da guarda só pode), fez na mesma hora uma ressonância em mim e estava lá: endometriose. No dia seguinte ela me levou em um especialista em endometriose. Fizemos os outros exames necessários pra ter certeza e aí está", disse Anitta.
Entenda o que é a endometriose
A endometriose é uma doença ginecológica inflamatória que ocorre quando um tecido semelhante ao que cresce revestindo o endométrio (o útero) cresce fora dele.
E então, ao invés de serem expelidas durante a menstruação, se movimentam no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde se multiplicam e sangram.
Na endometriose, como o tecido não tem como sair do corpo, a pessoa pode sentir muita dor e sofrer com várias outras complicações, como a infertilidade.
"Enfim... minha cirurgia tá marcada e aqui fica meu apelo por mais informações para as mulheres. Mais acesso, mais interesse geral em cuidar do corpo feminino para que a gente possa ser livre e conseguir se cuidar", finalizou Anitta.