Com a chegada da segunda família de Tenório, o Pantanal não será o mesmo. Nos próximos capítulos, Zuleica vai desembarcar com Roberto e Renato na fazenda do marido.
Mas um outro momento na novela vai deixar o grileiro emotivo: a morte do filho Roberto. O jovem vai acabar caindo em uma emboscada e morrer afogado.
Solano (Rafa Sieg), capanga de Tenório (Murilo Benício), vai se assustar quando o Velho do Rio (Osmar Prado), como sucuri, começar a rondar a embarcação.
Ele convidou Roberto para dar um passeio de barco quando perceber que está sendo vigiado pelo caçula de Tenório. Solano cai no rio, e ao pedir ajuda ao jovem vai empurrá-lo para o fundo na intenção de se salvar.
Tenório vai descobrir que o filho morreu?
Solano vai avisar o patrão da morte de Roberto. Tenório não vai acreditar e decide pegar um barco e ir até o local para tentar resgatar.
"Ela [a sucuri] não pode ter levado o meu filho embora de mim... Não pode", diz ele em desespero. Marcelo (Lucas Leto) vai tentar acalmar o fazendeiro afirmando que o jovem pode ser resgatado se ficar submerso.
"Por que tinha que acontecê uma coisa dessa? Por que, meu Deus? Por quê? Volta para casa, Roberto... Volta para mim, filho... Volta pra mim... Volta pra mim", diz Tenório completamente desolado.
O fazendeira ameaça se matar ao se jogar no rio, mas é impedido pelos dois filhos, Marcelo e Renato.
Segundo a colunista Patrícia Kogut, do O Globo, as cenas foram rodadas nos últimos dias, no Rio de Janeiro. As gravações duraram mais de oito horas seguidas, e exigiram muito dos atores e dublês.