PANTANAL: Marcos Palmeiras, interprete de José Leôncio, diz que falta nudez na novela: 'deu uma encaretada'; entenda
Ele participou da primeira versão da novela, em 1990
Marcos Palmeira vem sendo muito elogiado pela interpretação de José Leôncio, em 'Pantanal'. Ele foi um dos poucos atores que fizeram a primeira versão e estão novamente no remake. Em 1990, ele interpretou Tadeu.
Em entrevista ao jornal O Globo, ele reforçou a importância de atualizar os diálogos da novela e tratando temas pertinentes na sociedade, como racismo e homofobia.
Em um dos capítulos de Pantanal, José Leôncio fica incomodado com a partida de Zaquieu. Quando conversam sobre os motivos, ele repensa as atitudes.
"É um bom exemplo nesse momento de polarização e radicalismo, em que não se aceitam as diferenças. Por mais que tenha sido criado daquele jeito, Leôncio é capaz de fazer a reflexão de 'Peraí, o mundo mudou'", conta.
Marcos diz que é necessário entender que não existe espaço para certos tipos de "piadas" ou comentários depreciativos.
"O fato é que não dá mais para brincar com as questões da sexualidade, do negro... A gente tem que se responsabilizar, se livrar do machismo ancestral e do racismo estrutural".
Marcos reclama da falta de nudez na novela
Quando questionado sobre como a nudez e os corpos vêm sendo mostrados na trama, ele confessa que o remake "deu uma encaretada". As cenas mais sensuais são protagonizadas pelos peões.
"A gente deu uma encaretada nesse sentido. Quando fizemos a novela há 30 anos, ficávamos realmente nus, homens e mulheres. Tínhamos uma relação mais livre com o corpo".
Apesar disso, Marcos diz os bastidores não há tanta caretice, como pode ser visto em fotos e vídeos compartilhados pelos atores.
"É perigoso quando você expõe muito a vida pessoal e depois reclama de invasão da privacidade. Hoje, nós atores somos nossos próprios paparazzi. Tem que haver uma preservação desse ambiente mais íntimo", diz.