O outono começou oficialmente neste domingo (20), às 12h33 (horário de Brasília), no Hemisfério Sul. Trata-se de uma estação de transição entre verão e inverno, que vai até 21 de junho.
No período, as chuvas costumam ser mais escassas, principalmente no interior do Brasil, em áreas como o semiárido nordestino. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a primeira semana do outono de 2023 no Brasil será úmido. A expectativa é a de que o Sul tenha maior frequência de pancadas de chuva, enquanto o Sudeste e uma parte do Sul tenham mais dias de tempo seco e calor pela frente.
Outras marcas do outono são uma maior queda na umidade relativa do ar e aumento da incidência de ventos .
Feliz equinócio de outono
A chegada do outono está ligada a um fenômeno astronômico chamado de equinócio, que marca o momento exato em que o Sol se posiciona de forma perpendicular à Linha do Equador, distribuindo sua luminosidade de maneira mais ou menos uniforme entre os hemisférios Sul e Norte, o que ocorre exatamente neste dia 20 de março.
A partir desse momento, pelo movimento de translação da Terra em relação ao Sol, um dos hemisférios começa a receber maior luminosidade solar do que o outro. Isso se dá porque a Terra tem uma ligeira inclinação em relação ao próprio eixo e, conforme ela se movimenta ao redor do Sol (translação), essa incidência dos raios solares vai se invertendo entre a parte Norte e Sul do planeta. É por isso quando o outono começa no Hemisfério Sul, numa transição para o inverno, a primavera começa no Hemisfério Norte, numa transição ao verão.