Submarino

SUBMARINO TITAN: Ele sabia de tudo desde segunda; "Convivendo com isso há alguns dias"

Submarino Titan implodiu enquanto ia para destroços do Titanic

Cadastrado por

Davi Saboya

Publicado em 25/06/2023 às 21:07 | Atualizado em 25/06/2023 às 21:23
Desde a implosão do submarino Titan, no mês anterior, estudos têm sido feitos para apontar as probabilidades que mais se assemelham às condições das vítimas - OceanGate Expeditions/REUTERS

A história do submarino Titan chocou o mundo pelo seu fim trágico. Sumido desde o último domingo (18), a embarcação implodiu e matou cinco pessoas, entre elas o dono da empresa OceanGate.

O submarino fazia exploração aos destroços do Titanic. O Titan teve a implosão confirmada na última quinta-feira (22).

Até quinta, contudo, Marinha e várias equipes faziam buscas pelo submarino na esperança de achar sobreviventes. As buscas foram em vão.

Contudo, um homem sabia da implosão do Titan antes da confirmação da Marinha dos Estados Unidos. Trata-se de James Cameron, diretor de Titanic e Avatar.

Cameron é especialista em viagens ao Titanic e conhece como poucos a região. Ele já desceu para os destroços do navio 33 vezes e é um dos maiores especialistas na história do Titanic.

Leia Também

Cameron disse à CNN que sabia da implosão muito antes dela ter sido confirmada pela Marinha.

"A primeira vez que ouvi falar disso foi na manhã de segunda-feira. Eu imediatamente entrei na minha rede - porque é uma comunidade muito pequena no grupo de submersão profunda - e descobri algumas informações com cerca de meia hora de que eles haviam perdido as comunicações e o rastreamento simultaneamente", disse Cameron.

"Recebi a confirmação de que houve um ruído alto consistente com uma implosão. Estou convivendo com isso há alguns dias, assim como alguns de meus colegas da comunidade de submersão profunda", completou James Cameron.

O que aconteceu com os corpos dos tripulantes?

Segundo especialistas, é muito improvável que os corpos dos tripulantes sejam resgatados. Como a implosão ocorre de maneira muito rápida, os corpos são "desintegrados" em partes em questão de segundos. Alguns especialistas inclusive afirmam que os tripulantes não chegaram a sentir dor.

Além disso, a profundidade do acidente é muito alta, o que dificulta qualquer tipo de resgate. Outro obstáculo podem ser os animais marinhos da região, que costumam ser oportunistas  na busca de alimentos.

IMPLOSÃO SUBMARINO


Em uma nota oficial, a empresa escreveu que acredita queo "CEO Stockton Rush, Shahzada Dawood e seu filho Suleman Dawood, Hamish Harding e Paul-Henri Nargeolet, infelizmente, foram perdidos". Na nota, a OceanGate ainda lamenta o ocorrido e agradece a ajuda das organizações internacionais nas buscas pelo submersível.

Leia a nota na íntegra: "Agora acreditamos que nosso CEO Stockton Rush, Shahzada Dawood e seu filho Suleman Dawood, Hamish Harding e Paul-Henri Nargeolet, infelizmente, foram perdidos.

Esses homens eram verdadeiros exploradores que compartilhavam um distinto espírito de aventura e uma profunda paixão por explorar e proteger os oceanos do mundo. Nossos corações estão com essas cinco almas e todos os membros de suas famílias durante esse período trágico. Lamentamos a perda de vidas e a alegria que eles trouxeram para todos que conheciam.

Este é um momento extremamente triste para nossos funcionários dedicados que estão exaustos e sofrendo profundamente com essa perda. Toda a família Ocean Gate é profundamente grata pelos incontáveis homens e mulheres de várias organizações da comunidade internacional que enviaram recursos abrangentes e trabalharam arduamente nesta missão. Agradecemos seu empenho em encontrar esses cinco exploradores e seus dias e noites de trabalho incansável para apoiar nossa tripulação e suas famílias.

Este é um momento muito triste para toda a comunidade de exploradores e para cada um dos familiares daqueles que se perderam no mar. Pedimos respeitosamente que a privacidade dessas famílias seja respeitada durante este momento tão doloroso".

#vv #OceanGate #Submarino" />

QUEM ESTAVA NO SUBMARINO DESAPARECIDO?

O submarino com cinco pessoas despareceu no último domingo (18), cerca uma hora e 45 minutos de descida ao Oceano Atlântico.

IMPLOSÃO DO SUBMARINO: O QUE É IMPLOSÃO DE SUBMARINO?

A implosão é uma explosão interna. O processo acontece quando os objetos são destruídos ao colapsar (ou serem espremidos) sobre si.

Leia Também

No modelo da OceanGate, há tem três telas, um botão, um banheiro improvisado e uma vista para o oceano. O veículo possui uma manete semelhante à um controle de um videogame moderno.

O que é IMPLOSÃO? Entenda mais sobre possível fim trágico do SUBMARINO OCEANGATE

Tags

Autor