Um estudo publicado no The Lancet Global Health revela que cerca de um terço dos homens com mais de 15 anos estão infectados com papilomavírus humano (HPV) genital, sendo um quinto deles com tipos de alto risco para câncer.
O estudo também destaca a alta prevalência do HPV em adultos jovens, atingindo o pico entre 25 e 29 anos.
A pesquisa enfatiza a importância de incluir os homens nos esforços de controle do HPV para reduzir doenças relacionadas ao vírus em homens e mulheres.
As taxas de prevalência variam geograficamente, com o Leste e Sudeste Asiático apresentando taxas mais baixas.
SINTOMAS DO HPV NO HOMEM
- Verrugas Genitais: Um dos sintomas mais visíveis do HPV no homem são as verrugas genitais. Elas podem aparecer na área genital, ânus, boca ou garganta. Essas verrugas são geralmente indolores, mas podem causar desconforto estético e emocional.
- Infecção Assintomática: Muitos homens infectados pelo HPV não apresentam sintomas visíveis. Eles podem ser portadores do vírus sem saber, o que torna a prevenção ainda mais necessária.
PREVENÇÃO DO HPV NO HOMEM
A vacina contra o HPV é uma das medidas mais eficazes de prevenção. Ela é recomendada para meninos e jovens até 26 anos, e protege contra os tipos de HPV de alto risco que podem causar câncer.
Além disso, o uso de preservativo ajuda a reduzir o risco de transmissão do HPV e de outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
Outra medida de reduzir o risco de exposição ao HPV é possuir relações sexuais mais seguras e com menos parceiros diferentes.
HPV TEM CURA DEFINITIVA NO HOMEM?
Não existe uma cura definitiva para o HPV. No entanto, o sistema imunológico do corpo pode combater a infecção ao longo do tempo.
A maioria das infecções pelo HPV é temporária e desaparece por conta própria. O tratamento médico é focado em tratar os sintomas, como verrugas genitais, quando necessário.