A anemia é uma condição causada pela diminuição dos níveis de hemoglobina, a substância que dá cor aos glóbulos vermelhos no sangue. Isso pode ocorrer devido à carência de nutrientes essenciais como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas, ou por perda de sangue devido a diferentes causas, adquiridas ou hereditárias.
Os glóbulos vermelhos, também conhecidos como hemácias, têm a importante função de transportar oxigênio para todas as células do corpo. Com a baixa de hemoglobina, o organismo sofre, especialmente os músculos, coração e sistema nervoso central.
>> Veja dicas para aumentar a imunidade
A anemia é um problema bastante comum, afetando cerca de 30% da população mundial, principalmente crianças abaixo de 2 anos e mulheres de diversas idades. No Brasil, estima-se que 40% a 50% das crianças possuam anemia.
Tipos de anemia
- Anemia por carência nutricional: anemia ferropriva (causada pela falta de ferro), anemia megaloblástica (causada pela deficiência de vitamina B12 e ácido fólico);
- Anemia por perda de sangue: resulta da perda crônica ou aguda de sangue devido a diversas situações, como menstruação, verminoses, cirurgias, entre outras.
- Anemia por doenças: associada a diferentes condições de saúde, como talassemia e doenças da medula óssea.
Sintomas de anemia
Os sintomas da anemia são variados e podem incluir fadiga e palpitações, especialmente em casos mais severos. O diagnóstico é feito através de exames de sangue, como o hemograma.
Os valores considerados normais de hemoglobina são de 13 g/dL para homens, 12 g/dL para mulheres e 11 g/dL para gestantes e crianças entre 6 meses e 6 anos.
4 CHÁS NATURAIS para AUMENTAR a IMUNIDADE
Tratamento de anemia
O tratamento da anemia varia de acordo com a sua causa. Quando ela é resultado da carência de nutrientes, é necessário repor esses elementos por meio de suplementos, como sulfato ferroso, vitamina B12 e folato, além de ajustes na alimentação.
Para condições que causam perda de sangue, são aplicados tratamentos específicos. Doenças que afetam a produção de glóbulos vermelhos também requerem intervenções específicas.
Em casos de condições autoimunes, é necessário o uso de imunossupressores. Mulheres com fluxo menstrual intenso podem receber orientações sobre métodos contraceptivos. Para portadores de anemias hereditárias, é fundamental acompanhamento para possíveis transfusões de sangue e suplementação, entre outras medidas necessárias.