Carioca, fradinho, verde, preto e de corda. Esses são alguns exemplos de feijões que podem ser encontrar nos supermercados e feirinhas.
Além da sensação de saciedade que todos trazem, principalmente quando estão acompanhados de outros alimentos, cada um oferece diferentes benefícios para a saúde.
“O feijão preto possui magnésio, zinco e potássio, além de ter pouca gordura. Ele ajuda a combater a deficiência de ferro no organismo e a diminuir os níveis de colesterol LDL. Se o seu objetivo for fortalecer a estrutura óssea, as melhores opção são os tipos carioca e verde. O primeiro ainda é capaz de reduzir o risco de câncer e doenças cardiovasculares, assim como evitar a anemia”, afirma Jussara Maria, nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Paulista.
Enquanto o fradinho controla a diabetes, o de corda melhora a pressão arterial e apresenta um baixo índice glicêmico.
A variedade de feijões é tão grande que ainda há os tipos vermelho e branco. Independentemente do tipo, é importante deixá-los de molho antes do seu preparo, pois possuem fibras não digestíveis.
Apesar dos benefícios, a nutricionista alerta para a quantidade consumida diariamente.
“Esse alimento tem altos níveis calóricos, podendo ser a causa do aumento de peso, se ingerido em excesso. Principalmente, se tiver muito carboidrato e gordura na refeição”, finaliza.