Pouco conhecida, a colina é um nutriente considerado bastante importante para a nossa saúde.
Ela está ligada a diversos processos vitais, como a produção de energia a partir de gordura, a transmissão de mensagens do cérebro aos músculos e o desenvolvimento cerebral de crianças.
Nesta matéria, vamos apresentar os principais benefícios da colina para a nossa saúde. Veja agora!
O QUE É COLINA?
Segundo o portal "Essencial Nutrition", a colina é uma vitamina do complexo B. Ela pode ser produzida tanto pelo organismo, quanto ingerida via alimentos ou suplementos.
Em nosso corpo, a colina se encontra nas membranas celulares e no neurotransmissor acetilcolina.
QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA COLINA PARA A SAÚDE?
1. Componente essencial das membranas celulares
A colina é um componente fundamental das membranas celulares, contribuindo para a sua estrutura e integridade. Isso é muito importante para a função das células em todo o nosso corpo.
2. Função cerebral
A colina é um precursor da acetilcolina, um neurotransmissor que desempenha um papel muito importante na transmissão de sinais nervosos no cérebro. Isso significa que a colina está ligada à função cognitiva, memória e aprendizado.
3. Desenvolvimento cerebral em fetos
A colina é especialmente importante durante a gravidez, já que desempenha um papel vital no desenvolvimento do cérebro do feto.
O consumo da colina durante a gravidez pode ajudar a prevenir defeitos no tubo neural e melhorar o desenvolvimento cognitivo da criança.
4. Metabolismo lipídico
Por fim, a colina é envolvida no transporte e metabolismo de lipídios, ajudando a prevenir o acúmulo de gordura no fígado e contribuindo para a saúde do sistema cardiovascular.
Outros benefícios da colina:
- Possui função hepática;
- Reduz a inflamação no corpo;
- Ajuda na manutenção da saúde muscular geral;
- Ajuda na redução do risco de doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer.