A creatina pode ser um grande aliado das pessoas que se interessam por exercícios físicos e buscam por uma vida mais saudável.
Esse suplemento se tornou famoso por ser muito consumido por quem faz academia, com a pressa de melhorar os resultados dos treinos.
Nesta matéria, vamos apresentar os principais benefícios da creatina para o corpo. Veja agora!
-
PEDRA NOS RINS pode ser provocada por USO DE CREATINA POR 8 MESES? Confira o que dizem os médicos -
CREATINA CAUSA PEDRA NOS RINS? Entenda se creatina é prejudicial para rins, horário e quantidade certa de tomar -
MUSCULAÇÃO: É VERDADE QUE CAFÉ CORTA EFEITO DA CREATINA E ATRAPALHA GANHO DE MASSA MUSCULAR?
PARA QUE SERVE A CREATINA?
O Dr. Felipe Henning Gaia Duarte, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional São Paulo – SBEM-SP, alerta que a creatina, utilizada sem a prática de exercícios físicos, não possui efeito algum.
"Quando alguém recebe o diagnóstico de osteopenia e faz o suplemento com creatina, porém não faz exercício físico, a creatina não vai ter nenhuma função, nem na massa muscular e nem na saúde", explica o profissional.
5 MELHORES CHÁS DIURÉTICOS para INCHAÇO e RETENÇÃO de LÍQUIDO
O especialista alerta que o suplemento deve ser utilizado apenas se a pessoa fizer exercício físico.
2 principais benefícios da creatina:
1. Ajuda na prevenção da sarcopenia
A creatina pode ser um recurso interessante para a prevenção e tratamento da sarcopenia (perda progressiva da massa muscular). Isso acontece porque a creatina tem alta eficácia na saúde muscular e óssea.
2. Ajuda na recuperação de lesão
A creatina também pode ajudar tanto na prevenção como na recuperação de lesões, já que pode melhorar o desempenho no exercício, e a pessoa consegue se dedicar à fisioterapia de maneira mais eficiente.
COMO UTILIZAR A CREATINA?
- Forma de sobrecarga: durante um período de 5-7 dias, consuma de 20g dividido em 4 momentos. Após esse período, o consumo vai para 3g a 5g ao dia;
- Forma contínua: 3g a 5g diariamente ou 0.3 g/kg durante 5 a 7 dias e depois 0.03g/kg no restante do período da suplementação.
"Ao contrário de outros suplementos, a creatina tem uma ação contínua, então não há muita necessidade de consumir antes do treino ou depois. O importante é que ela seja consumida junto com alimentos que sejam fontes de carboidrato e de proteína, porque assim será mais retida pelo músculo", finaliza o Dr. Felipe.