ESTÉTICA

PADRÃO DE BELEZA: mulheres buscam resultados que mostram 'beleza real' em procedimentos estéticos; especialista explica mudanças no padrão de beleza

Cirurgião plástico destaca busca cada vez maior por procedimentos que proporcionem uma aparência natural e respeitem o próprio biotipo

Imagem do autor
Cadastrado por

Lívia Maria

Publicado em 20/05/2022 às 15:55
Notícia
X

Marilyn Monroe e Gisele Bündchen, dois ícones da beleza feminina. Como imaginar que, em algum momento, elas não se encaixariam nos padrões de beleza? Pois é exatamente isso o que aconteceria em 1966, quando a modelo Twiggy, considerada a precursora da magreza na moda, estava bombando.

A referência do que é considerado bonito pela sociedade muda na velocidade das transformações culturais e sociais. Perseguir esse ideal sempre foi fator de pressão, especialmente para as mulheres. Isso não é novo, mas é legítimo, embora pouco saudável se em excesso.

O que é surpreendente é o padrão de beleza dos tempos atuais, já que esse conceito nunca foi tão amplo e diverso, passando a respeitar mais o biotipo de cada indivíduo. O cirurgião plástico Leandro Faustino, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, nota essas mudanças na sua prática médica.

“É bastante notório no consultório essa mudança no padrão de beleza almejado hoje pelas pacientes”, conta. “Há uma preocupação muito grande em alcançar resultados que pareçam naturais, ou seja, que realcem a beleza única de cada pessoa e suas características particulares. É a busca pela melhor versão de si mesmo, e não para ficar tão bonita como a supermodelo”, complementa o médico.

Mudança de padrão de beleza ao longo dos anos

Nos anos 90, a atriz Pamela Anderson, de "S.O.S Malibu", era um ícone de sensualidade. Esse foi o auge dos implantes de próteses de silicone nos seios e muitas mulheres optaram por seguir essa tendência. Mais recentemente, a própria atriz optou por reduzir a prótese, o que também aconteceu com outras celebridades por aqui, como Anitta e Xuxa, porque hoje o desejo é por resultados mais naturais.

Estatísticas mostram que, somente nos Estados Unidos, em 2021, a remoção e substituição dos implantes de silicone aumentaram 32%. Faustino acredita que manifestações, como o Movimento Corpo Livre, também ajudaram a fomentar esse padrão baseado na beleza real.

“O que começou lá no final da década de 60, como um movimento de maior aceitação do corpo que, não necessariamente, trazia medidas-padrão, foi reforçado pelo conceito de body positive, ou positividade do corpo, onde o foco está em reconhecer a beleza da diversidade, resultando nesse posicionamento atual de não mais aceitar pressões para se encaixar em um determinado modelo”, explica o cirurgião plástico.

Com a autoridade de quem lida no dia a dia com as expectativas alimentadas pelos padrões de beleza estéticos, Faustino vê com bons olhos essa transformação e as novas fronteiras que se abrem para que a cirurgia estética cumpra seu principal propósito: trazer bem-estar e confiança ao paciente.

“Pesquisas mostram que 50% das pessoas acreditam que a aparência física está relacionada à felicidade, o que é compreensível, porque é algo que influencia diretamente a nossa autoestima. Mas não podemos colocar essa felicidade em jogo, buscando padrões de beleza que, muitas vezes, não são nossos. A verdadeira contribuição é proporcionar um caminho saudável para que cada um se reconheça em sua beleza única e especial”, conclui.

*Os dados citados na reportagem se referem à "Pesquisa beleza, saúde e bem-estar" realizada pelo Opinion Box em Janeiro/2022 no Brasil.

Tags

Autor