Infecção causada pelo crescimento excessivo do fungo Candida albicans, a candidíase pode se desenvolver por causa do enfraquecimento do sistema imunológico. Além disso, se manifesta com mais frequência em mulheres.
Segundo uma pesquisa realizada pelo ibope Bayer, 52% das mulheres brasileiras já tiveram candidíase pelo menos uma vez na vida. A infecção que afeta órgãos genitais femininos, pode levar à vermelhidão, dor e coceira vaginal.
Como se pega candidíase?
A candidíase não é considerada uma IST (infecção Sexualmente Transmissível). A patologia pode afetar qualquer órgão ou sistema do nosso organismo e se manifesta, normalmente, quando o sistema imunológico da mulher está baixo.
Por ser um fungos, os ambientes quentes, úmidos e abafados são os preferidos para sua manifestação. Por isso, a facilidade de pegar por causa de roupas apertadas, molhadas, calcinhas apertadas por um longo tempo, uso frequente de antibiótico e outros, sãos as principais causa de sua 'chegada' no local.
Qual o melhor tratamento?
O diagnóstico da infecção é dada rapidamente pelo médico, já que atinge uma grande parte da população feminina.
O ginecologista, médico responsável, por tratar doenças e inflamações da região, após análise do caso, passa pomada vaginal ou antibiótico correto para cada caso. Para que de forma rápida, ela possa ser combatida.