Um dos momentos mais cuidados e duvidosos que algumas mulheres passam é a gravidez. Diversas dúvidas surgem com o momento, entre elas, sobre a alimentação e alimentos que são proibidos no momento.
Durante o período gestacional, é de suma importância que a pessoa evite alguns hábitos que possa prejudicar fortemente o bebê, como fumar e ingerir bebidas alcoólicas, e em alguns casos, evitar certos tipos de alimentos.
Café pode ser prejudicial na gravidez?
A dívida não é rara entre o universo gestacional, muitas pesquisas realizadas sobre o tema sugere que o café não consegue fazer mal ao período. Há um consenso científico geral de que gestantes podem tomar café, desde que não exceda mais que 200 mg de cafeína por dia (aproximadamente três cafés expressos).
Isso ocorreu quando pesquisadores da Universidade da Pensilvânia analisaram 2.529 mulheres grávidas que participaram de um estudo entre 2009 e 2013. Os cientistas reforçam no estudo que grávidas nunca devem consumir mais de 200 mg de café por dia, o que equivale a cerca de três cafés.
Mesmo assim, o pedido de especialistas é da precisão de tomar somente uma dose da bebida ao dia, sempre com orientação médica, pois há obstetras que desaconselham a ingestão de café.
Válido lembrar que a cafeína também está presente em chás (preto, mate, verde, branco), energéticos, refrigerantes e chocolates.
Como a cafeína faz efeito no organismo?
A cafeína em excesso costuma aumentar a frequência cardíaca e estimular o metabolismo, por isso, é muito importante sempre estar atendo a o médico responsável a sua gravidez.