Sucesso

TikTok ultrapassa o Facebook e se torna o aplicativo mais baixado do mundo

TikTok trouxe de volta a tendência de vídeos rápidos e engraçados

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

AFP, Marília Banholzer

Publicado em 10/08/2021 às 21:26
Notícia
X

O TikTok é oficialmente o aplicativo de mídia social mais baixado do mundo. De acordo com relatório divulgado nesta terça-feira (10) pela rastreadora de mercado App Annie e uma análise global realizada pelo jornal Nikkei Asia, a rede social chinesa superou plataformas populares como Facebook, Instagram e WhatsApp em números de downloads em 2020.

O aplicativo de vídeos cresceu em popularidade e hoje estima-se que o TikTok tenha um bilhão de usuários em todo o mundo, incluindo mais de 100 milhões no Estados Unidos. Seus vídeos curtos são especialmente populares entre os jovens usuários de smartphones. O TikTok é uma propriedade da empresa chinesa ByteDance.

A plataforma é sucesso apesar dos esforços do ex-presidente americano Donald Trump para bani-lo ou forçar uma venda a investidores americanos, de acordo com a empresa de pesquisa. O presidente americano Joe Biden revogou em junho as ordens executivas de seu antecessor, que buscavam proibir o TikTok e o WeChat (também de propriedade chinesa) dos mercados dos EUA por questões de segurança nacional, mas ordenou uma revisão dos riscos potenciais de serviços de Internet estrangeiros.

Enquanto o debate político sobre a sensação dos vídeos compartilhados crescia, o TikTok saiu da quarta posição entre os aplicativos mais baixados em 2019 e alcançou o primeiro lugar no ano passado, de acordo com os dados da App Annie.

Mudanças by TikTok

A popularidade do TikTok levou o Instagram (propriedade do Facebook) a adicionar recursos de vídeos para aproveitar a tendência. No mês passado, o TikTok começou a permitir que seus usuários postassem vídeos de até três minutos de duração, triplicando o limite anterior para ficar à frente dos concorrentes. O Facebook argumenta que o aumento da popularidade do TikTok desmente as alegações das autoridades americanas de que o grupo da Califórnia domina as redes sociais.

Tags

Autor