PROGRAMAÇÃO

REC'n'PLAY: futuro da moradia é apresentado no festival, no Recife

O festival de tecnologia e inovação volta a ocupar o Bairro do Recife até 19 de novembro

Cadastrado por

Lucas Moraes

Publicado em 17/11/2022 às 9:17
SÓCIOS DO YOLO - DIVULGAÇÃO

Cultura do compartilhamento, nomadismo digital, trabalho híbrido e cidades inteligentes estão entre as novas realidades de um mundo cada vez mais conectado. Novos hábitos e tendências que têm mudado o nosso jeito de viver e não poderiam ficar de fora da quarta edição do Rec’n’Play, que terá o Yolo Coliving como curador da trilha “O Futuro da Moradia Agora”.

O festival de tecnologia e inovação volta a ocupar o Bairro do Recife até 19 de novembro, com mais de 500 atividades gratuitas e expectativa de atrair cerca de 60 mil pessoas.

As discussões envolvendo a busca pela felicidade no lar, que passa por uma disruptura após a pandemia, ganharão um espaço próprio no evento. Serão mais de 35 especialistas para tratar destes temas na sala Moxotó, no 3º andar do Museu Cais do Sertão, localizado ao lado do Centro de Artesanato de Pernambuco. O Yolo é o primeiro Coliving concebido para funcionar no território do Porto Digital.

“Não estaremos discutindo ferramentas ligadas às novas tecnologias da construção civil, mas conceitos que estão norteando os novos hábitos de viver e morar. É a cultura do compartilhamento, da colaboração, da convivência, da coletividade e da sustentabilidade. Já estamos vivendo o futuro, onde o ser é mais importante que o ter”, define Yves Nogueira, porta-voz da proptech e co-fundador do Yolo.

NOMADISMO EM DESTAQUE
O espaço terá uma grade exclusiva de profissionais de referência em tech e inovação, com atuação regional e até internacional. Entre os mais de 35 palestrantes confirmados, estão nomes como João Amaral, diretor geral e de operações da Voz dos Oceanos, iniciativa liderada pela Família Schurmann - cuja expedição tem o apoio mundial do Programa da ONU para o Meio Ambiente.

Presidente do Conselho ESG do Brasil Export e membro do conselho consultivo da Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs), Amaral foi pioneiro na implementação do conceito “work from anywhere” no universo jurídico.

O espaço contará, ainda, com executivos internacionais, como o português Gonçalo Hall, CEO da NomadX - um marketplace europeu criado em 2017 para ajudar nômades digitais a encontrarem acomodações econômicas ao redor do mundo. Atualmente, a NomadX implementa em Pipa, no Litoral do Rio Grande do Norte, a primeira vila para nômades digitais da América do Sul.

a startup embarcada no Porto Digital convidou mais de dez autoridades, entre ativistas e empreendedores, como o arquiteto e urbanista Pedro Lira, da Natureza Urbana. Com projetos publicados em mais de 20 países e trabalhos premiados até na China, Pedro falará sobre projetos autossustentáveis em moradia e hospedagem.

Cases como o da Love Trash, criada em meio à pandemia para gerar renda para mulheres na Comunidade do Bode, no Pina, serão abordados na programação. A marca ecossocial tem transformado a vida de mulheres com o aproveitamento de resíduos têxteis e de outros materiais para produzir bolsas, óculos de sol, porta-talheres, entre outros artigos. Especialistas em reciclagem de vidro e eletrônicos, compostagem e outras práticas sustentáveis complementarão a roda de conversas.

MUNDO CORPORATIVO
A inovação no mundo corporativo, desde o trabalho híbrido responsável até o uso da inteligência artificial nas empresas, também terá destaque nos quatro dias de evento. Executivos de empresas globais de tech e inovação, como Rogério Moreira, do SiDi, Instituto Samsung de inovação; Ricardo Neves, CEO Brasil da NTT Data; e Rodrigo Raposo, executivo de negócios na AWS (Amazon Web Services), estarão entre os debatedores.

Já as mudanças culturais no setor de tech serão abordadas sob a perspectiva da diversidade e da inclusão. Com a palavra, estará o empresário Gustavo Glasser, CEO da Carambola. Gustavo é um homem transgênero que iniciou sua carreira como garçom e, percebendo as oportunidades no mercado de TIC, realizou programas de treinamento da Microsoft, trabalhou em grandes empresas, participou de competições internacionais e, já como CEO, foi premiado como Empreendedor Social (2019) pela Folha de S.Paulo.

Os painéis do Espaço Yolo acontecerão durante todos os dias do Rec’n’Play, das 10h às 19h, e incluirão palestras, debates, mesa redonda e bate-papo. Os temas centrais vão girar em torno da cultura colaborativa e de compartilhamento, conceitos do ESG, nomadismo digital, gamificação, servitização, hábitos sustentáveis, anywhere office e smart cities. A particpação é gratuita. A inscrição deve ser feita pelo site recnplay.pe.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS