O ChatGPT, uma inteligência artificial (IA) que está famosa nos últimos meses, teve seu uso banido em território italiano nesta sexta-feira (31).
Autoridades italianas estão investigando o uso da IA devido a não ter respeitado a legislação de privacidade do país.
A OpenAI, empresa americana criadora da inteligência artificial, ainda não se pronunciou sobre o assunto até a publicação desta matéria.
O que é ChatGPT?
O nome vem do inglês "Generative Pre-Trained Transformer", ou, em tradução livre, "Transformador pré-treinado generativo".
O ChatGPT foi criado para tentar aprimorar os recursos já oferecidos por outros assistentes virtuais, como a Alexa, da Amazon e o Google Assistente, do Google.
Como funciona o ChatGPT?
O uso da ferramenta é simples: o usuário se depara com uma caixa de texto onde pode perguntar de tudo e as respostas vão surgindo automaticamente, como se estivesse simulando uma conversa.
O ChatGPT é capaz de criar textos, músicas, códigos de programação, receitas diversas, tudo após uma pergunta feita pelo usuário.
Atualmente, o ChatGPT encontra-se em sua terceira versão. Os usuários estão aguardando uma quarta versão do serviço, que promete fazer ainda mais coisas.
OpenAI versus governo italiano
A Agência de Proteção de Dados da Itália solicitou o bloqueio alegando "recolhimento ilegal de informações pessoais". Com isso, a empresa americana terá 20 dias para anunciar que medidas irá tomar sobre a decisão da entidade italiana.
No documento, a entidade solicita que seja bloqueado o serviço da inteligência artificial "até que ele respeite a disciplina de privacidade" mas abriu investigação sobre o caso.
Um ponto crítico alegado pela entidade é que o serviço do ChatGPT não consegue identificar a idade dos usuários, "expondo os menores a respostas que são absolutamente inadequadas no que diz respeito ao seu grau de desenvolvimento e autoconsciência".
De acordo com a política de uso do ChatGPT, apenas pessoas maiores de 13 anos podem utilizar os serviços.
A pena em caso de descumprimento da empresa americana é um pagamento de "até 20 milhões de euros ou até 4% do volume de negócios global anual da marca".