PAGAMENTOS

CARTEIRA DO GOOGLE: leitor de QR Code passa a ser permitido para pagamentos

Cerca de 60% dos smartphones Android vendidos nos últimos três anos não são equipados com NFC

Cadastrado por

Lucas Moraes

Publicado em 27/06/2023 às 13:05
Carteira Google fará leitura de QR Code em maquininhas de cartão - Divulgação/Google

Os brasileiros serão os primeiros no mundo a ter acesso a um novo recurso do Google que permitirá pagamentos a partir da leitura de QR Codes na Carteira Google. A funcionalidade será liberada nos próximos meses, em qualquer smartphone com sistema operacional Android capaz de fazer pagamentos digitais com cartões de crédito e débito, não sendo necessário que o aparelho possua a tecnologia NFC, usada nos pagamentos por aproximação.

Leia Também

O novo recurso foi desenvolvido por uma equipe global de engenharia do Google, considerando necessidades de usuários de países como o Brasil, onde, de acordo com dados da consultoria IDC, cerca de 60% dos smartphones Android vendidos nos últimos três anos não são equipados com NFC (tecnologia para pagamentos pro aproximação). Além disso, apenas 25% dos brasileiros fazem pagamentos por aproximação com seus smartphones, segundo dados de 2023 da consultoria eMarketer.

“Os dados mostram que uma parte expressiva da população brasileira acaba excluída da facilidade e segurança trazidas pelos pagamentos digitais feitos com a Carteira do Google. O pagamento por QR Code é uma tecnologia pensada e desenvolvida para mercados como o nosso, que vai ampliar ainda mais a democratização digital já proporcionada pelo sistema Android”, diz Natacha Litvinov, líder de estratégia e operações de pagamentos do Google para América Latina.

Quando a tecnologia estiver disponível, bastará apontar a câmera do celular para o código dinâmico exibido na tela da maquininha para fazer um pagamento usando os cartões de crédito ou débito armazenados na Carteira do Google.

A autenticação da compra, por meio de senha ou biometria, pode ser exigida dependendo do emissor do cartão e do valor da transação, mas a Carteira sempre exigirá o desbloqueio do celular antes de uma transação. Além disso, após algumas transações, o aplicativo pedirá um novo desbloqueio ao usuário por motivos de segurança.

Para fazer pagamentos com a Carteira do Google, o usuário precisa baixar o app e adicionar um cartão de crédito ou débito e, dependendo do emissor, fazer uma validação no aplicativo do banco. Os principais bancos brasileiros permitem adicionar o cartão diretamente dos seus próprios aplicativos.

Após a conclusão do processo, a Carteira estará pronta para pagamentos por aproximação ou por meio da leitura de QR Codes. Para pagar usando um QR Code, basta ir até uma loja física e escolher seu produto. Na hora do pagamento, peça ao lojista para gerar um QR Code para pagamento com cartão.

Quando o código dinâmico aparecer na tela, abra a Carteira do Google e selecione
pagamento por QR Code. Depois, aponte a câmera para a tela e aguarde a leitura. O recibo do pagamento ficará guardado na Carteira.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS