No segundo dia de Innovation Meeting Brasil 2023, mais debates proporcionaram conexão entre empresários e empresas particulares e públicas de todo o país
A primeira palestra foi marcado por Rennan Brayner, professor de educação socioemocional, consultor e escritor, que está trabalha com comportamento humano em organizações.
O setor de tecnologia do Portal NE10 conversou com o palestrante sobre o como usar os conhecimentos de neurociência para alavancar a carreira no mercado de trabalho.
-
Descubra o Innovation Meeting Brasil: 2° dia de evento inflama debates sobre o desenvolvimento de negócios -
Gil Giardelli explica qual o futuro dos empregos na nova Era da IA durante Innovation Meeting Brasil 2023 -
Innovation Meeting Brasil: robô NAO, IA e segurança nos negócios, descubra os destaques do primeiro dia do evento
Neurociência e tecnologia para um futuro exponencial
Brayner apresentou a relação da neurociência com a tecnologia, atravessando por conceitos e anatomia do cérebro para compreender o comportamento humano e, assim, desenvolver um time de alta performance e negócios de sucesso.
"A maior tecnologia que a humanidade tem a disposição é entender como a gente pensa, sente e decide. Inclusive, é esse conteúdo e investigação sobre o cérebro que permitiu a criação do robô, ele reproduz a linguagem humana, a inteligência humana, a forma humana de conectar. Então, a gente só conseguiu criar a tecnologia porque entendemos como funcionamos.", constatou Rennan Brayner.
Nesse reconhecimento da tecnologia humana e com a base na neurociência, Brayner ainda explicou que uma das maiores habilidades que o trabalhador precisa ter é a neuroemocional, que se relaciona à capacidade de lidar com o outro.
"Com base na neurociência, as habilidades mais importantes são as neuroemocionais. Existem habilidades individuais, como foco e pensamento sistêmico, mas, para mim, as habilidades mais importantes são as que dizem respeito a mim e ao outro, então, comunicação, gestão de conflitos, empatia, comunicação não violenta e escuta ativa, ou seja, começa na capacidade de ser um bom relacionador e isso vai te levar a vários lugares.", afirmou Rennan Brayner.
Para o Portal NE10, Rennan também explicou o que é necessário para os novos profissionais impulsionarem a carreira ou iniciar no mercado de trabalho com o conhecimento em neurociência.
"O primeiro passo é a educação. Com a internet e movimento dos influencers digitais, tem professor de tudo e praticamente nenhum aluno, é tanta gente com métodos infalíveis, um arraste para cima, cinco dicas poderosas e receitas de bolo.", disse Rennan Brayner.
"Mas procure por métodos científicos, procure por cientistas e professores, verifique o que cada um estudou para aprender com ele. A internet permite acesso até a Harvard, materiais gratuitos, então, vá buscar na fonte, vá buscar nos profissionais que você experimentou e oferecem o melhor.", explicou ele.