Nesta quarta-feira (18), o REC'n'Play 2023 deu início a uma gama de programações que misturam tecnologia, inovação, empreendedorismo e arte nos principais pontos da cidade do Recife. No Cais do Sertão, o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, deu início ao evento que tem a expectativa de receber 60 mil participantes.
O chamado "Carnaval do Conhecimento" ganha as ruas do centro da capital pernambucana até o dia 21 de outubro, com atrações desde a Escola Nossa Senhora do Pilar até a Livraria Jaqueira.
“A gente tem muita coisa legal no REC’n’Play, tem o espaço da Prefeitura, tem Arena de Negócio, que o Governo está patrocinando, tem um espaço do Bradesco, que vai anunciar a sua chegada no Centro de Inovação, espaço do Sebrae, Arena de Robô, Arena Gamer, tem muita coisa massa aqui acontecendo”, afirmou Pierre Lucena.
“O que a gente quer é que as pessoas cheguem mesmo pra conhecer tudo que é feito aqui e que, na verdade, isso faça parte de uma grande mobilização para tecnologia na nossa cidade, para que as pessoas queiram trabalhar com isso aqui e a gente reforce mais o mindset de tecnologia e inovação na nossa cidade".
O Jornal do Commercio fez a cobertura do primeiro dia do REC'n'Play 2023, acompanhando palestras e ativações que marcaram a trajetória de quem atravessou o centro do Recife em busca de tecnologia, inovação e diversidade.
Por dentro do REC'n'Play 2023
Confira a trilha do Jornal do Commercio durante o primeiro dia do evento:
Kondzilla - Da quebrada para o mundo
O diretor, produtor, empresário e apresentador Konrad Dantas, conhecido como Kondzilla, foi uma das atrações mais esperadas do REC'n'Play 2023, que rendeu uma grande fila no Cais do Sertão.
Kondzilla demonstrou a sua trajetória desde a periferia, iniciando a vida com a música de forma expressiva. O artista também relembrou ao público dos seus sucessos como produtor de vídeos, citando nomes como MC Guimê e Charlie Brown Jr. Além disso, também destacou dicas para quem está começando na indústria da música e revelou um ecosistema que entrelaça a música, vídeos curtos, videoclipes, TV, publicidade e filmes e séries.
A história de Kondzilla também foi marcada por tecnologia e, principalmente, a educação. O artista mostrou o desenvolvimento da indústria musical brasileira que se encontra com o mundo do entreternimento e não abandona a inovação.
Carreira 50+: Criando oportunidades de desenvolvimento, trabalho e realização na maturidade
Para diversificar a imersão no REC'n'Play 2023, a trilha do Jornal do Commercio seguiu para um dos temas abordados nas palestras do evento: o cenário 50+, que envolve o mercado de trabalho, gestão das empresas e a visão da sociedade sobre as pessoas mais velhas.
A palestra sobre carreira para pessoas acima de 50 anos foi conduzida por Mariangela Schoenacker, Solange Souza, Pollyana Cavalcanti e Andrea Queiroz. Ambas ressaltaram a importância de aproveitar a bagagem de experiências, aprendizado contínuo e autoconhecimento como fatores essenciais para a construção de carreiras para o público alvo, principalmente na área de tecnologia. Além disso, há também a imersão nas redes sociais e o uso do LinkedIn e Instagram como indicações para alavancar a carreira.
O Jornal do Commercio conversou com a executiva na área de tecnologia da informação da Accenture Brasil, Solange Souza, em relação à importância da trilha +50 no evento.
"Uma vez que já temos muitas pessoas com cinquenta mais na nossa sociedade, nós precisamos ter essas pessoas produtivas e com empregos. E no ramo de tecnologia há muitas vagas abertas. Então precisa de gente com conhecimento, com experiência. Essas pessoas ajudam acelerar o treinamento, o conhecimento, a prática. Ter esse tipo de evento é sensacional.", disse Solange.
Rádio Jornal no REC'n'Play
A Rádio Jornal também marcou presença no REC'n'Play, durante a ativação do SEBRAE, localizado na Avenida Rio Branco.
Avenida Rio Branco é marcada por dança, jogos e interação com o público
Uma das marcas registradas do evento realizado pelo Porto Digital, Ampla Comunicação e o SEBRAE é a Avenida Rio Branco, que é tomada por atrações das mais diversas e stands interativos. No espaço, os partipantes podem participar, desde jogos retrô até o Just Dance, esse que ganhou até mesmo um espaço especial no Palco SESC para os participantes.
Além da dança, a Rio Branco foi marcada pela Arena de Robôs do CESAR School, que mostrou o desenvolvimento dos estudantes, além de uma oficina que permitia a criação de robôs.
Marcelo Falcão lotou o Cais do Sertão
Com todos os espaços preenchidos, o Marcelo Falcão foi também uma das atrações mais requisitadas do REC'n'Play. O artista contou a sua tragetória no mundo da música e, até mesmo, a mudança no mercado musical que tornou a produção mais independente para os artistas.
Falcão também falou como as novas tecnologias abrem espaço no mundo da música, mas destacou a importância de não perder a essência que nenhum programa de computador consegue gerar.
Oportunidades e capacitação
O Jornal do Commercio também acompanhou a Arena de Negócios, um dos pontos mais visitados entre os participantes do evento. Com a presença de startups embarcadas e empresas parceiras dos organizadores, as conexões entre os empresários, estudantes e palestrantes foram garantidas.
Na Arena, qualquer um poderia conversar com os representantes das startups e empresas, além construir pontes entre negócios.
Para quem deseja aprender para além dos negócios, as palestras do REC'n'Play têm conteúdos que fornecem reflexões e também ajudam na aptidão para novas profissões. O Jornal do Commercio conversou com dois universitários que participaram das palestras sediadas no evento de tecnologia e inovação.
"Estou tendo uma visão bem diferente de tudo que eu tinha em relação à tecnologia e ao mercado pelas palestras que já vi.", afirmou o estudante, Mauro Victor.
"Nós queremos trabalhar nesta área [tecnologia] e vimos que aqui tem muita oportunidade para aprender com palestras, pessoas na área que trazem a experiência do mercado para todos.", concluiu Pedro Barros, estudante e jovem aprendiz.
Como participar do REC'n'Play?
O evento vai durar até o próximo sábado (20) e as inscrições para participar das ativações continuam abertas para todo o público no site do Sympla, que pode ser acesso no link: https://www.sympla.com.br/evento/festival-rec-n-play-2023/2071779?referrer=www.google.com.
O REC’N’Play 2023 já marca o centro do Recife com palestras, debates, shows, rodadas de negócios, instalações artísticas e experiências tecnológicas nesta quinta edição de evento. Do dia 18 a 21 de outubro, o Porto Digital, Ampla Comunicação e Sebrae realizam o chamado Carnaval do Conhecimento, que tem como tema “Pontes para Conectar as Margens”.
REC'n'Play 2023: primeiro dia do evento e marcado por Kondzilla, Marcelo Falcao e muitas atracoes no Centro do Recife
O chamado "Carnaval do Conhecimento" ganha as ruas do centro da capital pernambucana até o dia 21 de outubro, com atrações desde a Escola Nossa Senhora do Pilar até a Livraria Jaqueira." />