Acessibilidade

Em breve, será possível usar seu iPhone ou iPad apenas com os olhos; veja como vai funcionar

Recurso deve chegar aos dispositivos com o iOS 18, que tem previsão de ser lançado ainda este ano; Apple apresentará o novo sistema no próximo mês

Cadastrado por

Yan Avelino

Publicado em 17/05/2024 às 15:00 | Atualizado em 17/05/2024 às 15:01
Para usar o rastreamento ocular, não será necessário nenhum hardware adicional; o recurso, no entanto, só deve ser lançado em setembro - Divulgação/Apple

Com o objetivo de melhorar a acessibilidade dos seus dispositivos, a Apple anunciou uma série de novos recursos que serão lançados ainda em 2024, possivelmente com o iOS 18. Entre as novidades está o rastreamento ocular (Eye Tracking), que permitirá que usuários com dificuldades motoras possam navegar pela interface do iPhone e iPad usando apenas o movimento dos olhos.

A função utilizará a câmera frontal dos dispositivos e será auxiliado por uma inteligência artificial. O recurso é benéfico para usuários com dificuldades motoras nos braços ou mãos, permitindo que eles naveguem pelo dispositivo com o movimento dos olhos, sem a necessidade de acessórios adicionais.

De acordo com a Apple, a rastreamento ocular funcionará em todos os aplicativos do iPadOS e iOS, sem necessidade de hardware ou acessórios adicionais. Com ele, os usuários poderão navegar pelos apps e acessar outras funções, como botões físicos, deslizes e outros gestos, apenas com os olhos.

Melhorias na Siri, Music Haptics e mais

Outra atualização relevante é a melhoria na Siri, que passará a identificar falas atípicas (Listen for Atypical Speech), ajudando usuários com deficiências na fala a interagir de maneira mais eficiente com o dispositivo.

Além disso, a Apple introduziu o recurso de Music Haptics, que utiliza o motor háptico do iPhone para vibrar em sincronia com a música tocada. Esta funcionalidade visa proporcionar uma experiência sensorial ampliada para usuários com deficiência auditiva.

Outra  função para iPhones e iPads promete reduzir a tontura ao usar os dispositivos em veículos (Vehicle Motion Cues), melhorando o conforto durante a navegação. Já o visionOS terá legendas em tempo real (Live Captions) para acompanhar diálogo entre pessoas.

O CarPlay também receberá novas funcionalidades, como um detector de sons para deficientes auditivos, filtros de cores para daltônicos e controle de voz aprimorado.

Além desses recursos, a Apple divulgou atualizações em ferramentas de sensibilidade, incluindo a disponibilização da Voz Pessoal (Personal Voice) em mandarim. Com a previsão de que o iOS 18 seja anunciado em junho, durante a WWDC24, a expectativa é de que essa nova versão do sistema traga a maior mudança em anos, incluindo a possível integração de IA generativa.

Leia Também

"Compromisso com a inovação", diz Apple

A diretora sênior de Políticas e Iniciativas Globais de Acessibilidade da Apple, Sarah Herrlinger, afirmou que esses novos recursos terão um impacto significativo, proporcionando novas maneiras de se comunicar e interagir com os dispositivos.

Enquanto isso, Tim Cook, diretor executivo da Maçã, reforçou o compromisso da empresa com a inovação e a inclusão, destacando que essas novas ferramentas refletem o compromisso da empresa em oferecer a melhor experiência possível para todos.

"Acreditamos profundamente no poder transformador da inovação para enriquecer vidas", disse Cook. "É por isso que, há quase 40 anos, a Apple defende o design inclusivo, incorporando a acessibilidade no núcleo de nosso hardware e software"

"Estamos continuamente ultrapassando os limites da tecnologia, e esses novos recursos refletem nosso compromisso de longa data em oferecer a melhor experiência possível a todos os nossos usuários", finalizou.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS