INSEGURANÇA

Moradores do Ipsep aterrorizados com onda de violência

Moradores relatam que bandidos estão agindo sem limites e alterando a rotina de quem vive na área

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 10/02/2017 às 22:13
Foto: Divulgação
Moradores relatam que bandidos estão agindo sem limites e alterando a rotina de quem vive na área - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

Quem anda pelo bairro do Ipsep, Zona Sul do Recife, se depara com a insegurança e o medo quem imperam no local. Uma onda de violência está assustando os moradores, que afirmam se sentir reféns da violência e descaso. Segundo eles, os bandidos estão agindo sem limites e alterando a rotina de quem reside na área. Histórias de quem viveu ou presenciou algum crime são frequentes.

O funcionário público Artur Teixeira conta que sofreu uma tentativa de assalto quando estava chegando em casa com a noiva, no último domingo (2). Em uma atitude que considera como 'de desespero', ele diz que ao ser abordado pelo criminoso, deu ré com o veículo e fugiu, temendo pela própria segurança e da companheira. 

"Ele apontou a arma, pedi pra minha noiva abaixar a cabeça e corri. Só na minha rua já foram dois assaltos, esses bandidos querem tomar o nosso dinheiro suado para torrar no Carnaval", relatou.

Já a psicóloga Rejane Pires conta que donos de estabelecimentos comerciais na área também estão sofrendo com a situação. Só nesta sexta-feira (10), foram quatro roubos a galpões e lojas.

"Eles assaltam em carros diferentes para não serem reconhecidos, e não tem hora, é de noite, durante o dia, quando bem quiserem. Pegam quando as pessoas estão entrando e saindo de casa", afirmou.

A reportagem tentou contato com a assessoria da Polícia, mas não obteve retorno. 

Insegurança

Episódios de violência, entretanto, não estão restritos ao bairro. 

Por volta das 19 horas desta sexta-feira (10), uma moradora de rua esfaqueou uma mulher durante um assalto na Avenida Guararapes, área central do Recife. 

Segundo informações da Polícia Militar, a suspeita feriu a vítima com uma faca, causando um corte no ombro. Ela foi detida por um policial militar no ato do crime. 

O crime ocorreu por volta das 19h, horário de movimentação intensa, o que causou aglomeração em torno da vítima. Ela foi levada ao Hospital Correia Picanço, no bairro da Tamarineira, Zona Norte, onde passa por exames. De acordo com funcionários da unidade de saúde, a mulher passa bem e deve ter alta ainda nesta noite.

Na noite da última quinta-feira (9), Um policial reformado foi assassinado após reagir a um assalto na loja Nagem, da Avenida Bernardo Vieira de Melo, em Piedade, no município de Jaboatão dos Guararapes, na noite desta quinta-feira (9).

Testemunhas relatam que a vítima estava no estabelecimento quando cinco homens anunciaram o roubo. Ao tentar evitar, ele acabou sendo atingido. Um dos criminosos ficou ferido após os disparos e foi levado pelos próprios comparsas para a UPA da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife.

De acordo com a polícia, os criminosos deixaram o suspeito na entrada do local e fugiram. A assessoria de imprensa da loja afirma que o policial era um cliente e confirmou o envolvimento de cinco bandidos no caso.

No último sábado (4), uma nutricionista de 29 anos sofreu uma tentativa de assalto e foi estuprada  em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Ela  esperava seu ônibus em uma parada da Rua João Cardoso Aires, naquele bairro, às 8h40 da manhã, e foi abordada por Rilbi Henrique da Silva Branco, 32 anos, que estava em uma moto e confessou os crimes, presenciados por várias pessoas.

“Imagens da câmera de uma clínica veterinária mostram que ele passa de moto, olha para ela e retorna. Depois manda a mulher ir para mais perto do muro, tirar a roupa e praticar atos libidinosos, enquanto a ofende. Então ele manda ela se aproximar dele e se masturba. O horário já era de movimento na rua e muitas pessoas testemunharam o caso”, relata o delegado de Boa Viagem, Carlos Couto.

Polícia Miltiar explica policiamento no Ipsep

A assessoria de comunicação da PM enviou nota neste sábado (11) explicando como funciona o policiamento no bairro. Leia abaixo:

O comando do 19º BPM, responsável pela segurança no Ipsep, tomou conhecimento das denúncias publicadas na reportagem e informa que, além das duas viaturas do Batalhão que fazem rondas regulares na área, o bairro começou a ser patrulhado por uma Rocrop – Rondas Ostensivas Coronel Roberto Pessoa. A Rocrop, da Radiopatrulha, é o que há de mais moderno na polícia pernambucana. Trata-se de duas viaturas que trabalham sempre juntas,  com quatro homens especialmente treinados e  com armas de grosso calibre no policiamento ostensivo.

Últimas notícias