natação

Etiene Medeiros supera índice e garante vaga no Mundial

Nadadora pernambucana Etiene Medeiros garante índice nos 50m costas e se classifica para o Mundial da China, em dezembro

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 26/08/2018 às 21:35
Igo Bione/Divulgação
Nadadora pernambucana Etiene Medeiros garante índice nos 50m costas e se classifica para o Mundial da China, em dezembro - FOTO: Igo Bione/Divulgação
Leitura:

A pernambucana Etiene Medeiros conquistou o ouro nos 50m costas do Troféu José Finkel, em São Paulo, e garantiu sua vaga na seleção brasileira que vai disputar o Campeonato Mundial em piscina curta, em dezembro. A nadadora cravou o tempo de 25seg95 e superou o índice estabelecido pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), que era de 26seg59. Além de Etiene, outros cinco competidores obtiveram as marcas classificatórias para competição em Hangzhou.Três recordes sul-americanos foram quebrados e, nos 100m livre, Cesar Cielo voltou a vencer e emocionar a torcida. Vinícius Lanza, Luiz Altamir Lopes Melo, Felipe Lima, Guilherme Guido e Larissa Oliveira também conseguiram índice para o Mundial.

PERNAMBUCANA

Depois de operar o ombro no início da temporada, não participar do Troféu Brasil e, consequentemente do Pan-Pacífico, Etiene retornou em grande estilo a uma competição nacional. Ela não só venceu a prova em que é bicampeã mundial, como também bateu o índice. “A gente acabou se tornando uma grande família. Ganhei irmãos neste processo de cirurgia, recuperação e volta às piscinas. Tem muita gente que participou dessa minha conquista aqui hoje. A piscina curta faz parte do processo para que, no ano que vem, eu esteja melhor, depois, em 2020, chegue ao objetivo final”, falou a pernambucana, referindo-se aos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Na versão masculina da prova, o dia já havia começado com recorde sul-americano. Guilherme Guido, nos 50m costas, estabeleceu a nova marca em piscina com 22seg75. No período da tarde, o atleta do Pinheiros voltou a encaixar seu nado e, além de quebrar novamente o recorde continental, obteve o índice para participar do Mundial.

Nos 100m livre, um dos maiores nomes da história da natação nacional voltou a brilhar. Cesar Cielo, campeão mundial e olímpico, venceu a disputa com o tempo de 46seg83. “Todos já me viram chorando com a medalha olímpica e, hoje, estou chorando de novo aqui no José Finkel para você ver a importância do que é isso para mim. Pode ser meu último Campeonato Brasileiro. Isso faz a gente pensar em tudo que passou para chegar aqui e bater na frente. É algo que mexe muito com o atleta. Particularmente, eu estou muito emocionado com o que aconteceu aqui hoje”, disse o campeão.

Últimas notícias