Condenado

Moro determina prisão do ex-presidente Lula

O petista é condenado a partir das investigações da operação Lava Jato pelo caso do triplex do Guarujá

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 05/04/2018 às 17:54
Foto: Evaristo Sá / AFP
O petista é condenado a partir das investigações da operação Lava Jato pelo caso do triplex do Guarujá - FOTO: Foto: Evaristo Sá / AFP
Leitura:

O juiz Sérgio Moro autorizou na tarde desta quinta-feira (5) a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mais cedo, o Tribunal Regional Federal da 4ª região despachou o ofício com a autorização. Moro ainda determinou que Lula tem até 17h desta sexta (6) para se entregar na sede da Polícia Federal.

» Em despacho, Moro proíbe utilização de algemas em prisão de Lula

O petista é condenado a partir das investigações da operação Lava Jato pelo caso do triplex do Guarujá. A pena definida pelo TRF4 é de 12 anos e 1 mês de prisão em regime fechado.

Os advogados do ex-presidente tentaram evitar que ele fosse preso recorrendo a um habeas corpus preventivo no Supremo Tribunal Federal, STF. A defesa pediu que a pena fosse cumprida após julgado todos os recursos da sentença.

No entanto, o STF decidiu na noite da última quarta-feira (4) negar o habeas corpus, permitindo, assim, que o petista fosse preso logo após a decisão.

Confira a decisão do juiz Sérgio Moro na íntegra:

 

Polícia Federal já se prepara para a prisão de Lula

A Polícia Federal de Curitiba já está preparando uma cela exclusiva para receber o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As informações são exclusivas do jornal O Globo, que detalha, inclusive, que Lula não deve ficar na custódia do prédio.

Os planos da PF para o petista é de colocá-lo em uma sala do edifício que deve ser adaptada para receber o ex-presidente de forma isolada. Lula deve também ter direito a banho de sol, mas de forma reservada durante duas horas por dia, o que é diferente dos outros presos.

Outro preparativo será quanto as visitas: o petista não vai poder receber visitas dos familiares simultaneamente com outros presos. A regra para os presos é que todos tem direito de ver a família nas quartas-feiras juntamente com outros detentos em um mesmo recinto.

Segundo O Globo, agentes federais disseram em conversas informais com a Polícia Federal que o juiz Sérgio Moro pediu para que Lula fosse preso na Superintendência. Esse é o local em que os condenados pela Lava Jato que negociam delação premiada estão detidos.

Últimas notícias