Jamildo - Tudo sobre política e economia com informação exclusiva, análise e opinião

Blog de Jamildo

Por Jamildo Melo e equipe

Secretário de Saúde de Pernambuco aponta desleixo da população como um dos possíveis fatores para agravamento da pandemia no estado

Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 04/03/2021 às 16:28
Foto: Brenda Alcântara/JC Imagem - Foto: Brenda Alcântara/JC Imagem

O secretário de Saúde apontou, nesta quinta-feira (04), o desleixo da população com os protocolos de prevenção à covid-19 como um dos possíveis fatores para o agravamento da pandemia em Pernambuco.

"Os números seguem crescendo nesta semana que está em curso. Esses aumentos são fruto de uma soma de fatores, como a recorrência da falta de cuidado por parte de muitas pessoas, fato que foi agravado com possivelmente ocorrências de confraternizações, festas invisíveis ao olhar do poder público, situações clandestinas, viagens a destinos badalados de estados vizinhos que podem ter contribuído para isso", disse André Longo.

A fala do secretário foi feita durante pronunciamentos do Governo de Pernambuco na tarde desta quinta-feira (04) sobre o quadro da pandemia no estado. Também participou o secretário-executivo de Defesa Social, Humberto Freire.

Além do desleixo da população, o secretário de Saúde, André Longo, classificou também como fatores contribuintes para a alta da covid-19 no estado a maior presença de vírus respiratórios neste período do ano e a provável circulação de variantes do coronavírus em Pernambuco.

"Além disso, a sazonalidade dos vírus respiratórios, que têm início no final de fevereiro e começo de março, e também, não menos importante, muito provavelmente, a circulação de novas variantes do vírus em nosso território. Esse conjunto de situações devem estar contribuindo para esses impactos que já descrevemos", afirmou o secretário.

LEIA TAMBÉM:

> Números da covid-19 pioram, e Governo de Pernambuco amplia horário de restrição em dias úteis. Finais de semana terão apenas serviços essenciais

> Covid-19: Parques, praias e clubes serão fechados em Pernambuco nos finais de semana

> Igrejas poderão funcionar apenas de segunda a sexta, até as 20h, em Pernambuco

A Secretaria de Saúde de Pernambuco registrou, nesta quinta-feira (04), 1.685 casos da covid-19 e mais 22 mortes pela doença. O estado totaliza 304.732 casos confirmados e 11.090 mortes pela covid-19.

Novas restrições em vigor

Começou a valer, nesta quarta-feira (03), a proibição das atividades não essenciais das 20h às 5h, de segunda a sexta em todo o estado de Pernambuco.

A medida foi anunciada na segunda-feira (1º) pelo Governo do Estado diante da alta nos indicadores da covid-19.

Além disso, aos sábados e domingos, somente serviços essenciais poderão funcionar.

Também estarão fechados clubes sociais, praias e parques nos finais de semana. Nas praias, no entanto, será permitida apenas a prática de atividades esportivas individuais.

As medidas são válidas até o dia 17 de março.

Supermercados, padarias, farmácias, postos de gasolina e serviços de delivery e pontos de coleta dos restaurantes, por exemplo, permanecem em funcionamento normal.

Tags

Autor

Veja também

últimas

VER MAIS