Petroleiros doam botijões de gás no Recife em protesto contra alta de preços do petróleo

Imagem do autor
Cadastrado por

jamildo

Publicado em 04/03/2021 às 9:26
X

Nesta quinta-feira (4), o Sindicato dos Petroleiros de Pernambuco e Paraíba (Sindipetro PEPB) e a Federação Única dos Petroleiros (FUP) realizarão novas ações solidárias como parte do dia de mobilização nacional em defesa das estatais e dos serviços públicos, convocado pelas centrais sindicais e movimentos sociais.

Ao todo, serão distribuídos 50 botijões de gás de cozinha e uma tonelada e meia de alimentos agroecológicos da agricultura familiar.

A doação será feita às 11h30 Paróquia do Coque/Pastoral das crianças.

As entidades dizem que a iniciativa tem como objetivo chamar a atenção da população para os impactos que a atual política de Paridade de Preços de Importação (PPI) acarreta à população brasileira, sobretudo às famílias em maior estado de vulnerabilidade social.

"A política de Paridade de Preços Importação (PPI) vem sendo empreendida desde 2016, durante a gestão do então presidente da Petrobrás, Pedro Parente. Tal estratégia atrela os preços dos combustíveis nacionais à variação do dólar e do preço do barril de petróleo internacional e as taxas de importação. De lá para cá, a medida tem recebido duras críticas, uma vez que é a principal responsável pelos recentes aumentos nos preços dos combustíveis e do gás de cozinha.", reclamam, associando-se ao presidente Bolsonaro, contra a liberdade de preços.

Em 2021, os combustíveis já sofreram cinco reajustes - o mais recente (de 4,8% na gasolina, 5% no diesel e 5,2% no gás de cozinha) foi anunciado na última segunda-feira (1) e passou a valer no dia seguinte.

Tags

Autor