Blog de Jamildo - Tudo sobre política e economia com informação exclusiva, análise e opinião
Blog de Jamildo

Política do Recife, Pernambuco e do Brasil. Informações exclusivas, bastidores e tudo que você precisa saber sobre o mundo político

ISABELLA DE ROLDÃO

Após João Campos tirar foto com Lula, vice-prefeita do Recife vai às redes sociais para enaltecer Ciro Gomes para 2022

Isabella de Roldão saiu em defesa de Ciro, provável candidato do PDT a presidente.

José Matheus Santos
José Matheus Santos
Publicado em 16/08/2021 às 8:02
Notícia
HEUDES REGIS/SEI
Paulo Câmara, Lula e João Campos - FOTO: HEUDES REGIS/SEI
Leitura:

Cerca de uma hora depois do prefeito do Recife, João Campos (PSB), aparecer em foto ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante jantar no Palácio do Campo das Princesas, a vice-prefeita Isabella de Roldão (PDT) foi às redes sociais defender Ciro Gomes, provável candidato do seu partido a presidente em 2022.

"Em 2022, será Ciro Gomes presidente, para fazer do Brasil a pátria da educação e do desenvolvimento sustentável", afirmou Isabella, sem mencionar diretamente o encontro de João e Lula.

A reação da vice-prefeita também conteve o compartilhamento de uma notícia em que Ciro Gomes faz críticas ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e diz que ele não chegará ao segundo turno em 2022.

Nos bastidores, o PDT teme uma nova aliança do PT com o PSB, o que pode isolar a candidatura de Ciro Gomes à Presidência em 2022 no campo da esquerda. Pedetistas temem o que ocorreu em 2018, quando petistas e peesebistas fizeram acordo pela neutralidade do PSB nacional na disputa.

O PT retirou a candidatura de Marília Arraes ao Governo de Pernambuco, principal reduto político do PSB, favorecendo o então candidato à reeleição Paulo Câmara. E o PSB, por sua vez, não apoiou Ciro Gomes para presidente da República, ficando neutro e atendendo ao desejo dos petistas na estratégia eleitoral.

Em 2020, o PDT fez alianças com o PSB em várias capitais do país, já acenando para uma possível aliança entre as legendas para 2022. No Recife, por exemplo, os pedetistas rifaram a pré-candidatura do deputado federal Túlio Gadêlha, de oposição ao PSB, para indicarem a vice da chapa de João Campos, Isabella de Roldão.

O que mudou a rota foi a retomada dos direitos políticos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ocorrida de forma inesperada no meio político após o Supremo Tribunal Federal decretar a anulação das condenações do petista na Operação Lava Jato e reconhecer a parcialidade do ex-juiz Sergio Moro ao julgar Lula.

Podendo ser elegível, Lula retomou diálogos com partidos políticos e passou a se reaproximar do PSB. Um dos principais interlocutores do ex-presidente da legenda peesebista é o governador de Pernambuco, Paulo Câmara. O prefeito do Recife, João Campos, que fez campanha usando o antipetismo no segundo turno das eleições de 2020 contra Marília Arraes, é visto nos bastidores como entrave a uma nova aliança com o PT.

Agenda de Lula

O ex-presidente Lula cumpre agenda no Recife até a noite desta segunda-feira. Ele chegou à cidade por volta das 12h do domingo (15).

Na tarde do domingo, esteve com lideranças e parlamentares do PT de Pernambuco. Em seguida, entrou pela noite em encontros com PSOL e PCdoB locais e com o deputado federal Túlio Gadêlha (PDT).

Por volta das 21h, começou o jantar no Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo de Pernambuco, com membros do PSB, incluindo deputados federais do partido, o governador Paulo Câmara e o prefeito do Recife, João Campos. Pelo PT, participaram, além de Lula, o senador Humberto Costa, a presidente nacional da legenda, Gleisi Hoffmann, o vice-presidente do PT, José Guimarães, o deputado federal Carlos Veras e a deputada estadual Teresa Leitão.

Nesta segunda, o líder petista visita um assentamento do MST em Moreno, no Grande Recife. Na volta ao Recife, dará uma entrevista coletiva às 12h à imprensa. À tarde, reuniões com membros de PP, Republicanos, Avante e MDB.

Lula finaliza a agenda no Recife com encontro às 19h com movimentos sociais.

Comentários

Últimas notícias