Você com certeza já viu esse rostinho na internet. O conhecido meme da garotinha Chloe foi vendido em formato NFT, uma tecnologia que torna um arquivo digital único. O leilão, que aconteceu nesta sexta-feira (24), garantiu a venda por nada menos que US$ 73.900 (cerca de 390.000 reais).
As ofertas pelo arquivo começaram em 5 ethereum, a criptomoeda escolhida para a venda do certificado digital, o que vale aproximadamente R$ 80.000. Logo após 24 horas do primeiro lance, a oferta subiu para o valor em que foi vendido.
O NFT (em inglês, non-fungible token) possibilita que qualquer formato de arquivo digital (imagem, vídeo ou som, por exemplo) seja registrado de forma única. Mas não foi apenas a pequena Chloe Clem que conseguiu essa façanha. Outros memes marcantes, como o cachorro Doge e a menina em frente a um incêndio, também também foram arrematados como obras de arte digital. O primeiro, em junho de 2020, foi vendido por mais de 21 milhões de reais e o segundo por cerca de 2,5 milhões.
O famoso olhar de Chloe
O meme surgiu em 2013, quando a garotinha tinha apenas 2 anos. O vídeo de onde o meme chamado de "Side-eyeing Chloe" ("Chloe olhando de lado", em português) foi retirado, compartilha o momento em que a criança reage ao descobrir uma viagem surpresa para a Disney.
O tal vídeo, gravado e publicado pela sua mãe, Katie Clem, já acumula mais de 20 milhões de visualizações no Youtube e gerou um dos memes mais usados no mundo inteiro e que, agora, vale milhares de reais.