Se você usa muito a internet, com certeza já viu algum desses bichinhos viralizando por aí de muitas formas, seja por foto ou por vídeo, mas nunca sabendo ao certo o que aconteceu com eles ou de onde eles vieram. Mas calma que aqui no Viral a gente te explica tudo isso e mais um pouco!
Cachorro Cururu
De certo, a primeira coisa que passou pela cabeça de quem já se deparou com esse cachorrinho pela internet foi: "o que aconteceu com ele??" e a segunda com certeza deve ter sido "Oown, como é pequetitinho e fofo". Apesar levar apelidos como cão cururu ou então cachorro corcunda, o que realmente acontece é que o animal é acometido pela Síndrome da Espinha Curta, que faz com que ele possua uma coluna vertebral menor do que o normal e que o seu corpo seja mais comprimido.
É uma síndrome rara, e apenas 13 casos de cães nascidos assim foram registrados ao redor do mundo. Especialistas em genética que se interessaram pela condição estudam formas de corrigir as deformidades na coluna desses animais para que eles tenham uma maior estimativa e qualidade de vida.
Pássaro com quatro asas
A primeira vez que o comportamento e a fisionomia curiosa desse pássaro foi observada foi na cidade de Paranaguá, litoral do estado do Paraná, na região Sul do país. Quem se deparou com a pequena ave caminhando pelo chão e fazendo movimentos frenéticos com as pequenas "asinhas extras" foi o Policial Militar Ednilson Modesto Pereira.
Na verdade, o par extra de asas se chama "alula" e nada mais é do que um componente já existente na asa dessa espécie, chamada Saci (Tapera naevia). Na imagem flagrada pelo PM, a ave arrepia as penas de forma que elas pareçem outras asas ou até mesmo “bracinhos”.
Ornitólogos que viram as imagens especulam que existem alguns motivos para a ave agir de tal forma, sendo eles: o saci poderia eriçar as penas para garantir alimento, como um display de interação social e também a possibilidade de ser uma estratégia para amedrontar um possível predador.
Dragão Barbudo de duas cabeças
No vídeo, um dragão barbudo com duas cabeças aparece devorando pequenas larvas. Uma das coisas curiosas além do fato do animal ter duas cabeças, é a de que ele consegue usar as duas em total sincronia para se alimentar.
O vídeo foi captado pelo dono do réptil, Pannawit Poonwattanawit, que ressaltou o quão rara é essa ocasião "A maioria destes lagartos que nascem com duas cabeças morrem, mas este é um caso especial. Estou feliz que ele conseguiu sobreviver por tanto tempo, além de estar também de boa saúde".
Confira mais detalhes