SUSTO

Mulher fica com dedos roxos e unha amarela após tocar em embuá; entenda por que isso acontece

Animal solta uma toxina e pode assustar muita gente

Imagem do autor
Cadastrado por

Letícia Saturnino

Publicado em 02/11/2021 às 19:33 | Atualizado em 02/11/2021 às 20:21
Notícia
X

A empresária Thassynara Vargas, de 25 anos, levou um susto gigante após tirar o tênis que estava calçando. Sem saber, a mulher teve contato, dentro do calçado, com um piolho-de-cobra - ou embuá, como conhecemos em Pernambuco - e acabou com a pele dos dedos roxa e a unha extremamente amarelada.

Ela relatou que, na última sexta-feira (29), foi para o trabalho, na zona oeste do Rio de Janeiro, e ao chegar no local, percebeu que o bicho estava dentro de seu sapato.

"Matei ele, calcei o tênis novamente e segui com o meu dia. Quando eu cheguei em casa, às 19h, tirei um tênis e vi que o meu pé estava desse jeito! Eu entrei em desespero total!! Comecei a gritar! A pedir socorro! Minha mãe me colocou no box, comecei a lavar o pé com sabão e nada dessa “mancha” sair. Liguei para o meu namorado e logo corremos para o hospital", relatou ela em seu perfil no Instagram.

Ao chegar na unidade de saúde, ela foi avaliada por três médicos até descobrir o que de fato havia acontecido. "Fui informada que teria que cuidar direitinho da ferida, pois esses bichos soltam uma substância que queima a pele e essa secreção que eles soltam necrosa a pele, essa parte que está preta, pode descamar, eu posso perder a unha, mas disse que está tudo dentro do normal", disse Thassynara.

Segundo ela, a unha ficou amarela por conta da toxina que o bicho solta. Na segunda-feira (1°), por meio de seu Instagram, ela mostrou que o pé já estava melhor. 

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Pé da mulher já apresenta uma melhora - REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Afinal, o embuá é venenoso?

A resposta é não. As lacraias, que se parecem muito com o animal citado acima, possuem garras com veneno, o que pode ser perigoso. Mas não é o caso do embuá. Eles são inofensivos para os seres humanos e animais domésticos.

Por que ficamos roxos com o contato?

De acordo com o Instituto Butantan, quando esmagado, o animal libera uma toxina que pode manchar a pele e a deixar com uma coloração roxa - o que pode assustar muita gente. Também, ao se sentirem ameaçados, os piolhos-de-cobra - ou embuás - exalam um cheiro muito forte (cianeto de hidrogênio) para espantar seus inimigos. Caso haja contato com o animal, é recomendado lavar a área lesionada com água e sabão.

Tags

Autor